sexta-feira, 13 de outubro de 2023

Avião PRESIDENCIAL decola com ‘URGÊNCIA’ rumo ao EGITO para RESGATAR brasileiros em GAZA

Uma das aeronaves da Presidência da República decolou com ‘urgência’ na tarde desta quinta-feira, 12 de outubro, em Brasília, para a operação de resgate de brasileiros em Gaza. De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), o avião tem capacidade para até 40 passageiros.

O avião modelo VC-2 deve pousar em Roma, na Itália, por volta das 11h (horário de Brasília) desta sexta (13).

A aeronave ficará na capital italiana aguardando a autorização para seguir de caminho ao Egito. Essa é a primeira aeronave designada pelo governo federal para repatriar os nacionais que estão na Faixa de Gaza, território palestino que faz fronteira entre Egito e Israel.

22 basileiros já solicitaram repatriação em Gaza. O Escritório de Representação do Brasil em Ramala, cidade da Cisjordânia onde fica a sede da Autoridade Palestina, ainda aguarda a formação de um corredor humanitário, em território do Egito, para retirar os brasileiros.

A representação diplomática brasileira na Palestina, afirmou que 13 brasileiros estão em uma escola católica na Faixa de Gaza que está sendo utilizada como abrigo.

Segundo a FAB, o acionamento da aeronave ocorreu em “caráter de urgência” durante a tarde desta quinta.

Mesmo sendo destacado como um dos aptos para a missão, o avião da Presidência não constava no cronograma inicial de voos da Força Aérea no começo desta semana.

Plano de resgate

O governo planeja retirar os brasileiros da área de conflito conduzindo-os para fora de Gaza pela fronteira com o Egito.

O Ministério das Relações Exteriores afirmou que já contratou um ônibus que fará o traslado dos nacionais até o Cairo, capital egípcia, onde deverá estar o avião esperando os passageiros.

“O governo brasileiro está focado no resgate dos civis brasileiros que estão nas áreas de conflito entre Israel e Palestina. A criação de corredores humanitários é a prioridade para que mais civis possam sair em segurança da região”, escreveu o governo em uma rede social.

Numa nota divulgada nesta quinta, o Planalto afirmou que tem trabalhado para “reunir toda a documentação dos brasileiros e dos veículos que seriam usados na operação”.

O governo destaca que essa fase é importante para “garantir a segurança do deslocamento até a fronteira e informar autoridades egípcias, palestinas e israelenses o dia e o horário em que o ônibus faria esse trajeto”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário