A programação foi pensada com o intuito de enfatizar os cuidados com a saúde mental._
Dando sequência à série de ações alusivas ao Setembro Amarelo – mês de prevenção ao suicídio, a Secretaria de Saúde de Caruaru (SMS) desenvolveu mais uma ação nessa quarta (20). Desta vez, a atividade aconteceu na quadra dos CAPS III e CAPS AD, onde usuários dos dois serviços e seus familiares se reuniram para uma tarde de atividades com reflexões sobre o tema, práticas corporais, sarau, musicoterapia, recitação de poesias, entre outras.
Sendo o Setembro Amarelo um movimento que remete à valorização da vida, a programação foi pensada com o intuito de passar orientações que promovam a saúde mental e também sirvam de acolhimento. "Ações como essa são de suma importância para ampliar a conscientização dos usuários e familiares sobre os cuidados relacionados à saúde mental. Sobretudo, a relevância do tema chama a atenção para o acolhimento e empatia às pessoas que, de alguma forma, manifestam sofrimento psíquico associado à ideação suicida", enfatiza a gerente do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) III, Mirely Alves.
A gerente também destaca a importância da informação nesse processo. "É considerável falar sobre o assunto para que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise busquem ajuda e entendam que a vida sempre será a melhor escolha", concluiu Mirely.
De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde – OMS, em 2019 foram mais de 700 mil suicídios registrados em todo o mundo. Se incluir nessa conta os episódios subnotificados, a estimativa é que esse número seja de um milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, atingindo a média de 38 pessoas que cometem suicídio por dia. Em Caruaru, do início de 2023 até o presente momento, foram registrados 253 casos notificados de violências autoprovocadas, das quais, 14 levaram ao óbito, segundo informações da Vigilância em Saúde, da SMS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário