quarta-feira, 23 de agosto de 2023

Os universitários socializaram os trabalhos de conclusão de curso e as experiências exitosas na Saúde. A Secretaria Municipal de Saúde de Caruaru (SMS), por meio do Núcleo de Educação Permanente (NEP), realizou, nessa terça-feira (22), a V Mostra Científica, que teve como tema: “Socializando Conhecimento para uma Saúde Melhor”. O evento foi realizado na secretaria, com o intuito de socializar os trabalhos de conclusão de curso e experiências exitosas nas unidades de saúde do município, que são campos de estágio. A programação foi pontuada por relatos, e o evento foi também um momento oportuno para troca de conhecimentos e informações entre os estudantes e os profissionais de Saúde. Foram 100 apresentações defendidas oralmente e através de pôsteres, pelos estudantes dos cursos de graduação da área de saúde das instituições de ensino conveniadas com a SMS, sendo elas Uninassau, Unifavip, ASCES-Unita, UFPE, Unip, Anhanguera. A mostra contou também com a participação de profissionais da rede, que exibiram seus trabalhos. “Eles trouxeram ideias inovadoras, pesquisas de alto nível e soluções práticas que podem realmente fazer a diferença em nossa rede de saúde”, destacou a coordenadora do NEP, Suellen Silva. Ainda segundo Suellen, através da mostra, “novas perspectivas podem surgir para fortalecer a rede municipal de saúde”, vislumbrou. O evento reuniu representantes das instituições conveniadas, preceptores multiprofissionais, coordenadores e apoiadores, bem como o secretário de Saúde de Caruaru, George Veloso.

Prefeituras pernambucanas amanheceram nesta segunda-feira (21) com faixas pretas em protesto pela queda nas receitas municipais, em especial no Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e na alíquota do ICMS. "Chega de queda de receitas e aumento das despesas" e "Recomposição de perdas do ICMS é urgente" são algumas das frases que estampam os materiais. A campanha é realizada pela Associação Municipalista de Pernambuco - Amupe.

Outra reivindicação expressa nas faixas é a "Aprovação do 1,5% do FPM já", um dos principais pleitos dos prefeitos e prefeitas de Pernambuco para recompor as receitas perdidas em julho e agosto. Ainda neste mês de agosto, a Associação vai promover uma campanha de rádio e TV para conscientizar a população sobre os riscos que os serviços públicos enfrentam com o atual cenário financeiro das cidades.

Segundo a Confederação Nacional de Municípios (CNM), 51% dos municípios estão no vermelho neste semestre, devido à diminuição de receitas e aumento das despesas. Além da queda de 23,54% no Fundo de Participação dos Municípios (FPM) neste mês de agosto, os municípios também amargam o represamento das emendas parlamentares e o atraso no repasse dos royalties de minerais e petróleo.

Brejo da Madre de Deus é mais um município que adere a esse movimento. O corte no repasse afeta diretamente o funcionalismo público em todos os setores. A queda significativa no repasse de recursos municipais afeta diretamente o funcionamento dos serviços essenciais em Brejo da Madre de Deus. A redução das receitas compromete a capacidade da prefeitura em investir em áreas cruciais como saúde, educação, infraestrutura e assistência social, impactando negativamente a qualidade de vida da população. Essa situação ressalta a importância do movimento de protesto como forma de chamar a atenção para a necessidade urgente de medidas que revertam esse quadro e garantam a sustentabilidade financeira das administrações municipais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário