terça-feira, 27 de junho de 2023

“Nós não estamos contra professor”, justifica Izaias Régis ao falar sobre projeto de reajuste do piso salarial da profissão

Em conversa com o Blog do Alberes Xavier, no Buraco Frio da Assembleia Legislativa de Pernambuco, nesta segunda-feira (26), o deputado estadual e líder do governo na Casa, Izaias Régis (PSDB), falou sobre os impactos da aprovação do pagamento do piso salarial para os professores. Nesta terça-feira (27), a Alepe votará o reajuste de 14,95% do piso salarial desses profissionais. 

A votação em plenário acontecerá após vitória do governo Raquel Lyra (PSDB) com a aprovação de recurso apresentado por Izaias pedindo a votação do Projeto de Lei da governadora. Na semana passada, por 25 votos a 15, o recurso apresentado pelo deputado conseguiu derrubar os pareceres das Comissões de Finanças e de Educação que rejeitaram o PL enviado pelo Poder Executivo.

Ao Blog, Izaias justificou que Pernambuco está passando por uma fase difícil, financeiramente falando. “A responsabilidade da governadora Raquel Lyra é muito grande com o estado de pernambuco e não apenas com uma classe, [a responsabilidade] é com toda a população”, disse.

De acordo com o governo do Estado, com a aprovação do reajuste do piso, 28,6 mil profissionais serão beneficiados, passando a receber R$ 4.420,55 por 200 horas-aula.

O deputado disse ainda que nenhum dos parlamentares é contra professor. “Nós não estamos aqui contra professor. Nenhum deputado é contra professor, mas o que nós queremos é que 28.600, independente de ser efetivo ou contratado, recebam o piso salarial da profissão já a partir do próximo mês”, afirmou. 

Caso o projeto seja aprovado pelo Plenário da Alepe, ainda precisará ser parametrizado o calendário de pagamento retroativo do reajuste, já que o PL da governadora Raquel Lyra previa pagamento já a partir do início deste mês de junho, finalizando o retroativo no mês de agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário