segunda-feira, 1 de maio de 2023

Dia Nacional da Mulher foi celebrado em Caruaru

A Prefeitura, em parceria com a Polícia Civil, realizou palestras sobre o enfrentamento a violência contra a mulher, em alusão a data

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), celebrou o Dia Nacional da Mulher, comemorado em 30 de abril, com palestras, na manhã da sexta-feira (28), realizadas no auditório da Asces Unita. A ação contou com a parceria da Polícia Civil de Pernambuco, e com as Secretarias de Educação (Seduc) e de Saúde de Caruaru.

A secretária de Políticas para Mulheres, Luana Marabuco, falou sobre a importância da celebração ao Dia Nacional da Mulher. “É importante essa data para que haja, ainda, uma maior sensibilização quanto ao respeito e o atendimento aos direitos das mulheres. Seja, tanto no enfrentamento a violência quanto na participação política, no empreendedorismo feminino, cidadania e na autonomia econômica". 

Além da secretária Luana Marabuco, palestraram sobre o enfrentamento à violência contra a mulher, a gerente da Seduc, Taíza Maria; a coordenadora de Violência Interpessoal Autoprovocada, da Secretaria de Saúde, Jucyane Salvador; a delegada titular da Delegacia de Atendimento Especializado à Mulher (Deam), Sara Gouveia; a delegada da 14ª Seccional e adjunta da 1ª Delegacia de Caruaru, Millene Dinara; a gerente de Operações do Interior de PE, Luciana Almeida; e a delegada da 2ª DP de Caruaru, Juliana Garcia.

Dia Nacional da Mulher

O Dia Nacional da Mulher, 30 de abril, foi instituído em 1980, através da Lei nº 6.791, de 9 de junho de 1980.

A escolha da data é o dia do nascimento de Jerônima Mesquita, enfermeira brasileira que liderou o movimento feminista no Brasil e que colaborou na criação do Conselho Nacional das Mulheres.

Além disso, Jerônima também foi a fundadora do Movimento Bandeirante. O principal objetivo do movimento era promover a inserção da mulher na sociedade em áreas diversas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário