segunda-feira, 10 de abril de 2023

Em evento de despesca em Bom Jardim, presidente do MST fala sobre início dos governos Lula e Raquel Lyra

O Presidente do MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra), Jaime Amorim, esteve presente em Bom Jardim no Assentamento Boa Vista, onde aconteceu a 2ª despesca do projeto Peixe na Mesa e falou sua expectativa sobre os governos de Lula (PT) e Raquel Lyra (PSDB) ao blog do Alberes Xavier e ao programa Cidade em Foco da Rede Pernambuco de Rádios.

Jaime falou que este projeto de criação e distribuição de peixes é de grande valia, pois leva comida para a população. De acordo com líder do MST, através da cooperativa dos assentados será montado uma agroindústria para beneficiamento de peixe. Amorim contou que aproveitou a vinda do ministro André de Paula (PSD) a Bom Jardim para mostra-lo o resultado deste projeto e está buscando novas parcerias para levar este programa para todo estado. Jaime contou que Pernambuco tem 226 assentamentos legalmente constituídos, que todos têm áreas com potencial para criação de peixe, piscicultura, aquicultura e até para pesca artesanal. 

Sobre o governo Lula, o líder do MST disse que o presidente está reconstruindo o país, voltou com o Ministério da Pesca, fortaleceu o Ministério das Mulheres, está dando importância a juventude, refundou o MDA e o Incra. Para Jaime, Lula é determinante para a reforma agrária, para ele, à terra não pode ficar na mão da monocultura agroexportadora e do latifúndio. Amorim disse ainda que o Brasil precisa democratizar à terra e isso passa pelo desenvolvimento do interior. De acordo com diretor do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, a constituição assegura que toda terra improdutiva e que não cumpra função social é passível de desapropriação para reforma agraria e o MST vai pressionar o governo federal para que se cumpra o que manda a constituição brasileira.      

Sobre o começo de governo de Raquel Lyra (PSDB), Jaime falou que ainda não conversou com a governadora, mas já dialogou com seu secretariado e que está aproveitando o mês de abril para apresentar uma pauta de ações e que o estado faça um link com o governo federal e atue nos programas PAA, PNAI, fortaleça a agricultura, leve o desenvolvimento para o campo, além de qualificar a saúde, educação e melhorar as estradas. Amorim acredita que unida a Lula, Raquel será protagonista para um novo processo de desenvolvimento de Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário