sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

Zé Martins discorda do resultado do Censo do IBGE no município de João Alfredo

O prefeito do município de João Alfredo, Zé Martins (PSB), participou da 1.ª assembleia extraordinária da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), que contou com a presença de gestores e gestoras do estado.

No encontro, foi tratado, entre outros assuntos, sobre a ação que a instituição moveu contra a união para resguardar as receitas municipais de possíveis perdas, como consequência do resultado preliminar do Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em Pernambuco (IBGE).

João Alfredo é um dos municípios de Pernambuco, segundo o IBGE, que apresentou resultado abaixo das projeções. Zé Martins ressaltou na Rede Pernambuco de Rádios e no Blog do Alberes Xavier, que a gestão ofereceu apoio e condições aos recenseadores para realização dos trabalhos, contudo, a contagem não foi executada com eficiência. “É um censo totalmente mal feito”, disse. “Não justifica baixar a população quando é visto a olho nu que a cidade cresceu”, falou.

O Prefeito lamenta a situação e destacou que irá acionar a justiça para garantir o recebimento do recurso integral do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). “Eu já coloquei na mão do meu jurídico independente da ação coletiva da AMUPE”, pontuou.

Segundo a Amupe, 65 municípios irão perder receitas provenientes do FPM. “Já recebemos recursos no dia 10 a menos R$ 375 mil só de FPM”, revelou Zé Martins, muito preocupado com as perdas nas receitas de João Alfredo. “Infelizmente, o pau só quebra nos municípios mais fracos”, lamentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário