segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

Marquinhos da Garagem comenta polêmicas em torno da escolha da nova Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Bonito

Após diversas reviravoltas, a nova Mesa Diretora composta por vereadores de situação tomou posse

O vereador de Bonito, Marquinho da Garagem (PSB), concedeu entrevista ao programa Cidade em Foco, onde tratou a respeito do imbróglio envolvendo a Câmara de Vereadores, que desde meados de maio de 2022, vive um clima de tensão em torno da composição da Mesa Diretora para o biênio 2023/2024, já que o então presidente na época, Paulinho de Devá (PSB) acabou antecipando a data da eleição da Mesa Diretora, buscando consolidar a sua reeleição para o cargo.

A antecipação da eleição da Mesa Diretora e a reeleição são permitidos pelo Regimento Interno da Câmara de Vereadores e Lei Orgânica do Município de Bonito e em uma articulação com a Bancada de Oposição, Paulinho de Devá conquistou sua reeleição em maio de 2022. Entretanto, vereadores inconformados com o resultado acionaram a Justiça para questionar atropelos em todo o processo de escolha e conseguiram mudar o cenário na Câmara de Vereadores. 

Marquinho alegou que desde de 2016 havia um acordo no grupo liderado pelo prefeito Gustavo Adolfo (PSB), do qual Paulinho de Devá também fazia parte. O acordo consistia no compromisso de que não houvesse reeleição, com vistas a oportunizar diferentes nomes da bancada governista. Durante sua fala, Marquinhos reconheceu a legalidade da reeleição e antecipação da eleição para a Mesa Diretora, porém explicou que, "para isso o Regimento Interno tem toda uma normativa, que informa como que tem ser feita a eleição na Câmara, e isso Paulinho de Devá não fez, ele antecipou e foi para a reeleição, se juntou com a oposição e fez a eleição", destacou Marquinhos.  

Mudança de cenário - A Mesa Diretora do biênio de 2023/2024, presidida por Paulinho de Devá, tomaria posse neste mês de janeiro, se não fosse o entendimento do Tribunal de Justiça de que de fato houve atropelos na eleição realizada em maio de 2022. Essa decisão aliada a outro fato determinante mudou o cenário na Câmara de Bonito. Em julho de 2022, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) decidiu pela cassação da chapa de candidatos a vereadores do "Podemos”, devido a irregularidades na cota de gênero. Isso fez com que o vereador Marcelo Ciríaco perdesse o mandato e o próprio Marquinho da Garagem, que havia ficado de fora dos eleitos em 2020, assumisse a cadeira no Poder Legislativo local. 

De acordo com Marquinhos, a antecipação da eleição da Mesa Diretora foi uma estratégia de Paulinho, que na oportunidade contava com um maior número de vereadores lhe apoiando e sabia que a qualquer momento essa realidade poderia mudar. Agora, diante da nova configuração, foi realizada uma nova eleição, onde desta vez a bancada governista saiu vitoriosa, com a Mesa Diretora formada pela presidência de Didi do PAED e com Adones Lagartão (vice-presidente), Marquinhos da Garagem (primeiro-secretário) e Eiji Morimura (segundo-secretário).

"Nós estamos assumindo a primeira-secretaria e juntamente com a Mesa Diretora e toda a bancada, vamos avaliar toda a gestão de Paulinho de Devá, o que vamos encontrar e vamos informar a toda a imprensa e população. Até porque estamos tomando posse e após isso vamos ficar a par das questões administrativas”, destacou Marquinhos, que ainda falou sobre as expectativas para o próximo biênio. "Vamos colocar tranquilidade e harmonia na Casa e também vamos trabalhar”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário