terça-feira, 31 de janeiro de 2023

Lula manda ministros assumirem mandatos no Congresso para tentar reeleger Rodrigo Pacheco e Arthur Lira; saiba quais

 

Para garantir a reeleição de Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e Arthur Lira (PP-AL) como presidentes do Senado e da Câmara, respectivamente, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) liberou seus ministros para a empreitada: aqueles que possuem ou assumirão mandato no Parlamento se licenciam nesta semana para assegurar votos aos aliados do Planalto.

A posse dos senadores e deputados eleitos ocorre nesta quarta-feira, 1º de fevereiro, seguida pela escolha das mesa diretoras de ambas as casas legislativas.

De acordo com Alexandre Padilha (PT-SP), ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, a orientação do Planalto não vale apenas para quem assume mandato, mas para quem já tem e não precisa se afastar do cargo na quarta.

Esse é o caso Carlos Fávaro (PSD-PR), ministro Agricultura, como confirmou Padilha ao O Globo: ele é senador, tem mais quatro anos de mandato e vai se afastar momentaneamente na pasta para votar em Pacheco.

“Ele [Fávaro] não toma posse, o mandato dele é de oito anos, mas a orientação é se licenciar e votar”, comentou Padilha na Câmara dos Deputados, após um evento do PT

Nenhum comentário:

Postar um comentário