terça-feira, 2 de agosto de 2022

Vitória de Santo Antão se torna capital administrativa de Pernambuco



A Batalha do Monte das Tabocas, primeiro embate da insurreição pernambucana, completa 377 anos neste mês de agosto. Em homenagem ao momento histórico, que se passou no território de Vitória de Santo Antão, o município tornou-se capital administrativa de Pernambuco por 24 horas nesta terça-feira (02/08). O ato contou com uma programação especial, com a presença do governador Paulo Câmara, do prefeito Paulo Roberto, do vice-prefeito Edmo Neves e uma comitiva de secretários estaduais, municipais, além de prefeitos da região.

As atividades foram iniciadas pela manhã, no Palácio José Joaquim da Silva Filho, sede do Poder Executivo municipal, onde ocorreu a execução do hino nacional, o hasteamento das bandeiras, discursos das autoridades, despachos e anúncios de ações para o município. O momento, como classifica o prefeito Paulo Roberto, é histórico para a cidade. “Foi aqui em nosso solo que brancos, negros e índios se uniram pela primeira vez para defender o solo pátrio. Este ato aqui hoje representa o reconhecimento da garra de nossa terra”, frisou o prefeito Paulo Roberto.

Em seguida, a comitiva esteve visitando o Instituto Histórico e Geográfico da Vitória e as instalações da fábrica Alumiaço, do Grupo Marcolan. O empreendimento terá uma área total de dois hectares, com um aporte de R$ 15 milhões, e será o maior do grupo, com previsão de operar em três turnos. A programação foi encerrada no Engenho Bento Velho, cartão postal da cidade. 

“Vitória de Santo Antão tem muita história e sempre mostra aos pernambucanos o valor de respeitar o passado e tirar lições para um futuro melhor. Então, fizemos esse gesto de reconhecimento e anunciamos ações importantes para o município, sempre em diálogo com as necessidades da cidade”, afirmou Paulo Câmara.


Nenhum comentário:

Postar um comentário