Município vai atuar na manutenção e conservação do espaço
A Prefeitura de Olinda foi uma das signatárias para a criação do Parque das Religiões, no Convento de São Francisco, no Sítio Histórico, em evento realizado nesta quarta-feira (10.08), no próprio convento. A iniciativa é fruto de parceria entre os Franciscanos e a Universidade Católica de Pernambuco, que contará com o apoio do Município na manutenção e conservação do espaço. O objetivo do local é criar a cultura de mostrar valores e ampliar o diálogo entre as diferentes manifestações religiosas. O estudo de viabilidade econômica deve ficar pronto em até dois anos.
Para simbolizar a 'pedra fundamental' foi plantado um baobá, árvore considerada sagrada por vários credos.
O prefeito de Olinda, Professor Lupércio, agradeceu a oportunidade e ressaltou a importância que o Parque terá dentro do turismo religioso já tão forte na Marim do Caetés. "Podem contar com Olinda em gênero, número e grau para fortalecer ainda mais essa parceria, pois esse trabalho é muito importante para o turismo religioso, que é tão forte na nossa cidade".
A proposta prevê a construção de tendas temáticas, além de espaços destinados a estudos, lojas, alimentação, auditórios, anfiteatro e biblioteca especializada com apoio de tecnologias digitais. De acordo com o reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Pedro Rubens, o projeto expressa a reconstrução da humanidade. "Será um espaço para os valores das religiões estarem abertos a todos. Basta de intolerância religiosa", comentou.
O guardião do Covento de São Francisco, Frei César Lindemberg, lembrou que o sítio que comportará o parque possui uma das bicas mais antigas de Olinda e ela vai simbolizar esse novo momento. "No passado ela saciou a sede de muitas pessoas em momentos de seca e agora será uma fonte de insipiração para o lazer, o estudo, a natureza e o aprofundamento do sentido da vida".
Foto: Sandro Barros/ Secom Olinda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário