terça-feira, 5 de julho de 2022

Sileno Guedes visita o Nascedouro de Peixinhos



Defensor das bandeiras da cultura e do social em sua caminhada à Alepe, pré-candidato ressaltou a importância do equipamento

 

Articular e buscar meios para recuperar a condição do Nascedouro de Peixinhos como lugar pujante da cultura pernambucana. Esse foi um dos compromissos assumidos pelo pré-candidato a deputado estadual Sileno Guedes (PSB), nesta segunda-feira (4), durante visita ao local, que fica na região limítrofe entre o Recife e Olinda. A agenda foi acompanhada por integrantes de grupos culturais e por moradores da região.

 

O Nascedouro de Peixinhos tem 102 anos de história. Funcionou como um matadouro até 1976, quando foi desativado, agravando a vulnerabilidade social da população do entorno. Lá chegou a ser instalado um Centro Social Urbano. Nos anos 2000, um processo de revitalização transformou parte de sua estrutura em um centro cultural e desportivo. Atualmente, com exceção do casarão principal, todos os prédios estão desativados, inclusive o local onde funcionavam equipamentos como um anfiteatro.

 

“Estamos aqui em uma região com alta densidade populacional e com muitas vulnerabilidades sociais. É justamente por isso, e também por se situar em uma área limítrofe entre municípios, que o Nascedouro de Peixinhos é tão estratégico para o desenvolvimento de projetos nas mais diversas áreas, especialmente na cultura, que é uma importante aliada para dar vez e voz para as expressões da comunidade. O compromisso com a cultura e com o social é uma das marcas que estamos imprimindo em nossa pré-candidatura rumo à Assembleia Legislativa (Alepe) e é uma pauta que levaremos na nossa caminhada”, afirmou Sileno.

 

A visita contou com a participação de Osmair José, o “Maia”, um dos fundadores do grupo de percussão Lamento Negro, e de Gilmar Bola 8, integrante fundador da banda Nação Zumbi e criador do projeto Combo X. Ainda durante a agenda, Sileno caminhou pela Rua do Condor, já no trecho olindense, juntamente com moradores da localidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário