terça-feira, 12 de julho de 2022

Recife formará mil novos programadores através do Softex



O Recife está recebendo o programa de Formação Acelerada em Programação (FAP), que tem o objetivo de capacitar aproximadamente mil pessoas na área de tecnologia. O prefeito do Recife, João Campos, participou da aula inaugural nesta terça-feira (12), no Porto Digital. A atividade está sendo desenvolvida pelo Centro de Excelência em Tecnologia de Software do Recife (Softex Recife) e a proposta é que a capacitação seja concluída em 24 semanas, para que os formados atuem como desenvolvedores Front End e Back End.

No evento, João Campos ressaltou a importância da capacitação de jovens e adultos na área da tecnologia da informação para a ocupação de vagas ociosas na cidade. “A gente acabou de participar da aula inaugural da Formação Acelerada em Programação. Mais uma iniciativa de formação de pessoas em tecnologia, por parte do Softex, do Porto Digital, Assespre, Seprospe e das entidades de tecnologia aqui do nosso ecossistema. Estão sendo oferecidas mil bolsas para uma formação de em um curto espaço de tempo”, destacou o prefeito. “A Prefeitura sempre estará à disposição para iniciativas como essa e ajudar a estruturar isso. Toda ação, que vier para formar jovens, gerar oportunidades, qualificação e, consequentemente, empregos de qualidade, a gente vai estar junto e ajudar a fazer a acontecer”, finalizou ele.

O curso, que conta com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, terá um total de 276 horas, sendo 180 no modo EAD e 96 horas de aula presenciais. Para o presidente do SoftexRecife, Yves Nogueira, a ideia vai além de formar pessoas que possam suprir as oportunidades de emprego disponíveis no mercado de tecnologia da informação em Pernambuco. “O nosso compromisso não é apenas com a formação. O nosso compromisso é com a inclusão no mercado de trabalho. É um compromisso coletivo nosso, com todos os que estão fazendo a formação. Para os estudantes, eu digo que estejam conectados, procurem as nossas entidades e associações. Vocês vão se conectar com cada um de nós. Queremos que venham fazer parte do nosso ecossistema. Já são 355 empresas no Porto Digital e vários de vocês serão empreendedores da área”, disse ele.

O programa tem núcleos de formação na Região Metropolitana do Recife, em Caruaru, Garanhuns e Petrolina. Os 300 alunos da turma que tiverem o melhor desempenho serão alocados em empresas parceiras, para realizar uma residência, com bolsa de R$ 300. De acordo com o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, o importante em programas como o FAP e o Embarque Digital, que é uma iniciativa da Prefeitura, é gerar inclusão social. “Formar gente na área de tecnologia é um problema efetivo no Brasil e no mundo. Por isso, surgiu o Embarque Digital, que está com as inscrições abertas. Esse processo de inclusão social através da educação é essencial, não há outra forma. Aos alunos da turma de Formação Acelerada em Programação, eu digo que as entidades vão dar a mão para vocês e a Prefeitura também”, afirmou ele.

EMBARQUE DIGITAL – O Embarque Digital, programa da Prefeitura do Recife em parceria com o Porto Digital, ofertará, até 2024, mais de 2 mil vagas em cursos superiores da área de tecnologia para estudantes que concluíram o ensino básico na rede pública. Os cursos ofertados são os de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas para Internet, ambos totalmente custeados pelo Executivo Municipal. O edital 2022.2 está com inscrições abertas até o dia 19 de julho, podendo ser realizadas de forma digital, por meio do Conecta Recife www.conectarecife.recife.pe.gov.br ou do Portal da Educação do Recife www.portaldaeducacao.recife.pe.gov.br/embarquedigital.

SALTO TECNOLÓGICO – O Salto Tecnológico, programa capitaneado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI) vai capacitar e garantir suporte técnico nos processos de utilização de ferramentas tecnológicas no negócio, com melhoria em logística, redução de custos, finanças digitais, relacionamento com o cliente e ampliação do mercado por meio marketing digital e vendas online. As inscrições podem ser feitas através do app do Conecta Recife ou pelo site (http://conectarecife.recife.pe.gov.br).

Nenhum comentário:

Postar um comentário