sábado, 9 de julho de 2022

Prefeitura lança Salto Tecnológico para turbinar uso de ferramentas tecnológicas por pequenas empresas do Recife



Foto: Rodolfo Loepert

A Prefeitura do Recife e o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) vão viabilizar uma oportunidade para colocar a gestão e a presença digital de empresas da cidade em outro patamar. Batizado de “Salto Tecnológico”, o programa capitaneado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI) vai capacitar e garantir suporte técnico nos processos de utilização de ferramentas tecnológicas no negócio, com melhoria em logística, redução de custos, finanças digitais, relacionamento com o cliente e ampliação do mercado por meio marketing digital e vendas online. O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira (8) pelo prefeito João Campos e pelo superintendente do Sebrae Pernambuco, Francisco Saboya e as inscrições podem ser feitas através do app do Conecta Recife ou pelo site (http://conectarecife.recife.pe.gov.br).

Serão 300 empresas selecionadas e o tempo de duração do treinamento é de três meses. A meta é que, ao final da jornada, cada empreendimento amplie em ao menos 30% o volume de negócios, através de uma melhor performance digital. “A gente precisa fazer com que as pessoas e as empresas possam fazer o Salto Tecnológico. Buscamos quem tem experiência nisso e o contato com microempreendedor individual, empresas de pequeno porte, microempresas, que é o Sebrae. Temos que olhar para o Sebrae, porque é quem tem mais experiência no Brasil, é quem tem os melhores modelos. Assim como a gente segue muito confiante na estratégia tecnológica que fazemos dentro da Prefeitura do Recife, a gente acredita que esse é um salto inicial que pode crescer a cada dia. Por isso lançamos essa primeira rodada para 300 empresas e microempreendedores que podem participar, mas também pode considerar que esse será o primeiro de outros que virão e começar a colher resultados para ajudar recifenses”, declarou o prefeito João Campos.

As inscrições do Salto Tecnológico poderão ser feitas por meio do Conecta Recife (https://conectarecife.recife.pe.gov.br/) ou do site do Sebrae-PE. Poderão se inscrever microempreendedores individuais (MEI), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP). O Recife tem cerca de 15 mil empreendimentos registrados nesses três segmentos. O programa tem investimento de cerca de R$ 900 mil, sendo um terço bancado pela Prefeitura do Recife. “Uma base importante do emprego e da renda está diretamente conectada às micro e pequenas empresas. Sabemos que essa faixa tem mais dificuldade para se digitalizar, modernizar processos e estar presente no mercado online. Boa parte, inclusive, tem organização e produtos de qualidade, mas usa poucas ferramentas tecnológicas. O Salto Tecnológico busca difundir tecnologias que ajudem esses empreendimentos a melhorar sua gestão, ampliar seus mercados e vender mais. Com isso, teremos empresas mais produtivas e mais empregos”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Rafael Dubeux.

A dinâmica do treinamento será feita após a aplicação de um amplo questionário, que vai permitir identificar o grau atual de maturidade tecnológica de cada negócio e construir um plano específico de aprimoramento. Os 300 negócios selecionados serão divididos em turmas distintas e terão direito, gratuitamente, a 26 horas de consultoria individualizada e, ao menos, nove encontros coletivos para compartilhar estratégias para acelerar a transformação digital, melhorar processos, reduzir custos e, sobretudo, aumentar o faturamento. De acordo com o superintendente do Sebrae Pernambuco, Francisco Saboya, a parceria vem para mitigar os efeitos da ausência da presença digital das empresas. “Existe uma grande transição do mundo, não só no Recife. Se intensificaram imensamente as inovações, gerando um outro panorama para a geração de negócios. O mundo hoje é digital. Por isso, precisamos apoiar essa transição, apoiar os pequenos negócios para fazerem a migração para o mundo digital. Sebrae e Prefeitura juntas vão poder ajudar empresas a se aparelhar e enfrentar a concorrência no mundo digital. Isso ajuda a criar estratégias e performar para conseguir mais produtividade e competitividade para vender mais ”, destacou.

Cada negócio será acompanhado por um consultor do Sebrae-PE, com o propósito de treinar no manuseio de ferramentas digitais para ampliar as vendas online e aprimorar as gestões financeira, gerencial e logística. Entre as plataformas que poderão ser apresentadas estão Google Meu Negócio, WhatsApp Business, Instagram e Facebook Business e demais plataformas, conforme as necessidades concretas de cada empreendedor. Para o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes Pernambuco (Abrasel), Tony Sousa, o Salto Tecnológica pode mudar o cenário de estratégia de negócio das empresas. “No nosso setor a gente assiste uma distância muito grande entre o MEI e o pequeno empresário e a grande empresa do mesmo segmento. Então, o programa da Prefeitura irá proporcionar que os MEIs e os pequenos tenham a mesma experiência de controle, de eficiência, de eficácia na sua produtividade que os grandes já experimentam. A gente tem a expectativa que todos aqueles MEI e micro que representam mais de 60% do segmento da alimentação fora do lar, aquele que nós representamos, possam ser agraciados e tenham os seus negócios mais organizados, potencializados e que impliquem uma melhoria de venda, numa melhoria de realidade”, disse.

O secretário do Sindicato Patronal de Salões de Beleza (Sindibeleza), Matheus de Melo Feitosa, destaca que a tecnologia vem para ficar. “O segmento de Beleza é como qualquer outro, tem suas particularidades e esse Salto Tecnológico vai ser muito importante. Hoje a gente verifica que não é algo nem opcional, é essencial que as empresas pertençam ao mundo digital, seja via Instagram ou WhatsApp o contato da empresa com o cliente acontece por ali”, pontua.

RECIFE, CIDADE EMPREENDEDORA – O programa de transformação digital é lançado após a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), em conjunto com a consultoria Endeavor, apontar o Recife como a capital do Norte e Nordeste mais empreendedora entre os 101 municípios mais populosos do Brasil. O município ficou na 18ª posição geral, com nota 6,74828. Os dados públicos coletados e avaliados são referentes ao ano de 2021. O Recife teve melhores performances nos eixos “Capital Humano”, ficando na 8ª posição geral no País. Comparado com o resultado de 2020, a capital pernambucana avançou sete posições, quando ficou no 15º lugar. No eixo “Cultura Empreendedora”, a capital pernambucana ficou na 12ª colocação, enquanto que no quesito “Acesso a Capital”, manteve a 13ª posição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário