quarta-feira, 20 de julho de 2022

Crianças de 4 anos podem se vacinar para covid-19 a partir desta quarta-feira (20) no Recife



A Prefeitura do Recife dará início, amanhã (20), à vacinação contra Covid-19 em crianças com 4 anos. O agendamento para receber o imunizante deve ser feito no site (https://conectarecife.recife.pe.gov.br/vacinacao-de-criancas) ou aplicativo Conecta Recife a partir das 18h desta terça-feira (19). A vacina utilizada neste público será a Coronavac/ Butantan, conforme recomendação do Ministério da Saúde (MS) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Segundo estimativa do MS, baseada no IBGE, a capital pernambucana tem 21.660 pessoas nesta faixa etária – das quais 4.717 já estão cadastradas no Conecta Recife.


Além das salas de vacina, para imunização deste público a Secretaria de Saúde municipal vai montar um ponto de vacinação no Sítio Trindade, em Casa Amarela, que vai funcionar de domingo a domingo, das 8h às 16h, sem necessidade de agendamento. Outros locais de demanda espontânea serão divulgados ainda esta semana. Os pais ou responsáveis também podem levar as crianças para 28 salas de vacina (a lista completa está disponível neste link: https://bit.ly/3AYYQ11) instaladas em policlínicas, centros de saúde e unidades básicas tradicionais (UBTs) que funcionam, por agendamento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.


De acordo com a recomendação da Anvisa, o esquema vacinal das crianças é feito em duas doses, com intervalo de 28 dias, e segue a mesma dose utilizada nos adultos. Crianças imunossuprimidas não devem tomar o imunizante.


Como o MS autorizou a ampliação da vacinação contra covid-19 com o estoque disponível nos municípios, a decisão de iniciar a imunização das crianças com quatro anos visa garantir a aplicação das duas doses desse público, diante do baixo estoque e a incerteza quanto à expectativa de envio de novas remessas pelo órgão federal. Já as crianças com 5 anos poderão ser vacinadas com  Pfizer pediátrica ou Coronavac, conforme decisão anterior da Anvisa. Esta definição foi apresentada pelo Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação e validada junto aos representantes municipais em encontro da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), realizado nesta segunda-feira (18).


No ato do cadastro no Conecta Recife, é preciso anexar documento oficial da criança, comprovante de residência em nome de um dos pais ou responsável legal, documento oficial com foto que comprove filiação/responsabilidade. Os pais ou responsáveis devem estar presentes no momento da vacinação e munidos de documento de identificação do adulto e da criança, além do comprovante de residência do Recife. Em caso de ausência de pais ou responsáveis, a vacinação deve ser autorizada por um termo de consentimento por escrito. Para esses casos, além do termo de autorização, a pessoa que for acompanhar a criança deve levar documento que comprove a relação de parentesco, bem como o documento da criança e o comprovante de residência.


No Recife, a vacinação infantil conta com um cartão de vacinação especial para esse público. No dia da vacinação, as crianças também ganham um Certificado de Criança Super Vacinada, uma forma de estimular a garotada na hora da aplicação da vacina. No Certificado, o MC Gotinha ostenta uma capa de super-herói e o documento traz dizeres de incentivo, em linguagem jovem e contemporânea. Como forma de incentivar o hábito da leitura, a criança também ganha um livro de literatura infantil, do programa de incentivo à leitura da Secretaria de Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário