sábado, 16 de julho de 2022

BEZERROS RECEBE CINEMA ITINERANTE COM ATIVIDADES GRATUITAS PARA A POPULAÇÃO



CINESOLAR - O projeto exibe curtas-metragens e o filme ‘O Auto da Compadecida’, na segunda-feira (18), na Praça São Sebastião, a partir das 19h, com entrada gratuita e distribuição de pipoca.

A magia do cinema movido a energia solar é a proposta do CineSolar, que chega, pela primeira vez, na cidade de Bezerros, com atividades culturais e totalmente gratuitas para toda a população bezerrense. A iniciativa tem o apoio da Prefeitura Municipal e do Hub de Projetos (Consultoria, Marketing e Cultura), através da lei federal de incentivo à cultura, com realização da Brazucah Produções e Ministério do Turismo. O circuito segue até o final do ano em mais de 100 municípios pelo país.

Na segunda-feira (18), serão exibidos, na Praça São Sebastião, a partir das 19h, curtas-metragens brasileiros, o filme “O Auto da Compadecida” e um curta especial produzido por estudantes durante uma oficina com temática de sustentabilidade. Na sessão, que tem entrada gratuita e distribuição de pipoca, o público pode conhecer a estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz, instalada no próprio veículo que carrega todo o cinema e que tem muitas atrações para toda a família.

PROJETO

O CineSolar é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia limpa e renovável: a energia solar. Funciona através de duas vans, batizadas de Tupã e Mahura, que foram grafitadas e adaptadas com as placas fotovoltaicas e o sistema de conversão de energia e armazenamento, com 20 horas de autonomia. Cada sprinter também carrega 110 cadeiras e banquetas para o público e todo o sistema de som e projeção para o cinema.

Além de tudo isso, o espaço se transforma em uma sala de aula onde o público é convidado a entender, de maneira descontraída e divertida, como a luz do sol se transforma em energia elétrica. Os infográficos, a iluminação e a decoração especial (feita com materiais reciclados e objetos com princípios de magnetismo e eletricidade como laser e bola de plasma) são uma atração à parte, que encanta pessoas de todas as idades.

“O tema da energia solar ainda é novo e gera muita curiosidade. Na visita, todos podem ver o caminho que a luz do sol percorre, desde as placas instaladas no teto da van, os cabos, as baterias, o controlador e o inversor de carga, fica tudo acessível e as crianças adoram”, destacou Cynthia Alario, coordenadora e idealizadora do CineSolar.

O projeto viaja por várias regiões do país para realizar sessões gratuitas de cinema, com o objetivo de democratizar o acesso às produções audiovisuais (principalmente nacionais), promover ações e práticas sustentáveis, a inclusão social, difundir a tecnologia da geração de energia fotovoltaica e levar alegria com a temática socioambiental a todas as pessoas.

OFICINEMA SOLAR: ‘SUSTENTABILIDADE E VÍDEO-MOVIMENTO’

Além das sessões de cinema, o CineSolar realiza diversas oficinas que integram arte, tecnologia e sustentabilidade. Na cidade de Bezerros, o projeto contempla a Oficinema Solar com a temática “Sustentabilidade e Vídeo-Movimento”, que utiliza musicalidade e a dança afro, com crianças e jovens estudantes da rede pública, e será ministrada por Solange Ferreira, professora, arte-educadora, coreógrafa e bailarina, diretora da Cia. Tribo e conselheira do Centro Cultural Africano.

O objetivo é resgatar, através da dança, canto e música, o que existe de mais genuíno dentro das artes cênicas negras africanas no Brasil, trazendo conhecimento, valorização e conscientização da ascendência afro-brasileira. As oficinas pretendem ainda introduzir aspectos básicos da linguagem audiovisual a partir da ideia da produção de “vídeo de bolso”. Esse formato utiliza ferramentas digitais, portáteis e fáceis de manusear para produção de vídeos diversos, aparelhos já comuns a esses jovens. No encontro, todas as ações são gravadas, um filme é produzido com os participantes, editado no mesmo dia pela equipe do CineSolar e tem sua “estreia mundial” durante a sessão de cinema à noite para a comunidade local.

“As oficinas são atividades complementares, com uma linguagem muito simples e didática que dialoga de forma lúdica com as crianças e jovens da região. Com ações em conjunto com a Unesco Representação Brasil, o projeto CineSolar ajuda o planeta cumprindo 10 dos 17 ODS e colocando o público ainda mais em contato com os temas de sustentabilidade e energia renovável, além de arte e cultura”, destaca Cynthia Alario.

PROGRAMAÇÃO EM BEZERROS

Oficinema Solar: ‘Sustentabilidade e Vídeo-Movimento’

Data: segunda-feira (18/07/2022) - das 14h às 17h

Local: CEMAIC - Centro Municipal de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente - Rua Manoel Laurentino Filho, 259-303 - Bairro Santo Antônio - Bezerros/PE

Sessão Cinema

Data: segunda-feira (18/07)

Horários: 19h - Sessão curtas-metragens

20h - ‘O Auto da Compadecida’

Entrada: gratuita

Atrações: pipoca e estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz

Local: Praça São Sebastião - Avenida Professor Amaral São Sebastião, 231-245 - São Sebastião - Bezerros/PE

Local em caso de chuva: Escola Municipal Desembargador Felismino Guedes - São Sebastião

SINOPSES DOS FILMES:

‘As aventuras de Pety’ - Diretora: Anahi Borges - São Paulo - Duração: 14 minutos - Animação/2019 - Livre

O filme tem início quando, no céu de Tutameia, surge um lindo e majestoso arco-íris. Em busca do baú de ouro, Pety e seus amigos partem em direção ao bosque da cidade, onde vivem aventuras com seres fantásticos do folclore brasileiro e descobrem que o verdadeiro tesouro pode estar muito mais próximo do que se imagina.

‘O Gigante’ – Direção:  Júlio Vanzeler & Luis da Matta Almeida – Portugal, 10 min, Animação. Livre

Sinopse: "De todas as histórias que meu pai me contou, a que nunca esqueci foi a do rei que sempre carregou uma princesa dentro de seu coração ..."

‘Plantae’ – Direção: Guilherme Gehr – Brasil, 10´25, Animação. Livre

Sinopse: Ao cortar uma grande árvore no interior da floresta, um madeireiro contempla uma inesperada reação da natureza. Uma reflexão sobre as consequências irreversíveis do desmatamento e da subjugação lamentável dos humanos aos demais seres da Terra.

‘De Onde Vêm os Dragões?’ - Direção: Grace Luzzi - São Paulo - Duração: 10 minutos - Animação/2020 - Livre

O amor de uma mãe é testado pela força, exigências físicas e emocionais de uma criança recém-nascida. Quando um dragão desperta, um plano de apoio é necessário…

‘Os Segredos do Rio Grande’ - Direção: Analúcia Godoi - Espírito Santo - Duração: 5 minutos - Animação/2017 - Livre

Com suas águas cristalinas, o Rio Grande nos traz segredos, belezas e também benefícios. É preciso mantê-lo limpo, sem lixo, cuidar das nascentes e preservar as matas ciliares para que toda essa riqueza se mantenha por muitos mais anos.

‘O Auto da Compadecida’ - Direção: Guel Arraes - Brasil - Duração: 104 min - comédia /2000 - Classificação indicativa: 12 anos

As aventuras de João Grilo (Matheus Nachtergaele), um sertanejo pobre e mentiroso, e Chicó (Selton Mello), o mais covarde dos homens. Ambos lutam pelo pão de cada dia e atravessam por vários episódios enganando todos da pequena cidade em que vivem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário