segunda-feira, 20 de junho de 2022

Polo da Saúde tem testagem para Covid-19 ampliada a partir deste domingo



A partir deste domingo (19), a testagem para Covid-19 que acontece no Polo da Saúde, localizado na Praça Giácomo Mastroianni, próximo ao Assai, terá seu funcionamento ampliado. Antes, o serviço era ofertado de quinta-feira a domingo, das 16h às 22h. 

A partir de hoje, o atendimento será ampliado e passará a funcionar todos os dias. De segunda a quarta-feira, das das 8h às 17h e de quinta-feira ao domingo, das 8h às 22h.

“Muitos turistas, que não tem acesso facilitado aos testes em seus municípios, tem  procurado o espaço durante o fim de semana, o que vem gerando um aumento na procura pela testagem. Por isso, decidimos estender esse horário para que cada vez mais pessoas possam ser beneficiadas pelo serviço”, explicou o gerente de epidemiologia, Anderson Enio.

Além do Polo da Saúde, é possível realizar a testagem no Centro de Saúde Ana Rodrigues, das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) também oferecem o serviço. Basta procurar a unidade de saúde mais próxima da sua casa para saber quais os dias da semana que os testes serão disponibilizados. As UBS funcionam das 8h às 16h, na zona urbana, e das 8h às 15h, na zona rural. 

Para realizar o teste é necessário apresentar um documento oficial com foto ou CPF. 

Positividade O teste ofertado pela Prefeitura de Caruaru é do tipo teste rápido de antígeno. Sua coleta é indicada a partir do 3° dia de sintomas. Caso seu teste apresente resultado  reagente, mesmo que você não apresente nenhum sintoma da doença, você deve cumprir isolamento para evitar a propagação do vírus causador da doença. 

De acordo com protocolo desenvolvido pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES/PE), após testar positivo para Covid-19, o paciente sintomático (com sintoma) deve se isolar por sete dias + 24h (sem sintomas), contando do 1° dia que apresentou sintomas. Já o paciente assintomático (sem sintomas) deve cumprir o mesmo período de isolamento, contando a partir da data do exame. As pessoas com síndromes gripais e que testaram negativo para Covid-19 também devem adotar cuidados por se tratar de possível caso de Influenza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário