quinta-feira, 2 de junho de 2022

Obras surrealistas ganham referências nordestinas em exposição gratuita no Recife

Azul de Barros expõe obras que retratam experiências do Ser Humano divertido

Com a entrada gratuita, a Galeria 180Arts, no Bairro do Recife, recebe até o próximo dia (12) de junho uma exposição inédita e individual: ‘Expo Azul’. As obras do artista plástico recifense, Heron Azul de Barros, foram criadas a partir do personagem Bresdolédio, que não tem gênero definido e é fruto dos experimentos do artista, reunindo autenticidade e muita técnica. As pinturas representam o lado extrovertido do ser humano, com mistura de cores, baseada na abstração das imagens, dos sonhos e dos pensamentos do artista.

Outro destaque da exposição é a composição abstrata que faz referências às estéticas culturais nordestinas, como as vestes dos folguedos populares e as estampas carnavalescas.

De acordo com Heron, que também atua como cenógrafo e arquiteto, o projeto inovador é uma forma de apresentar um conceito de interação artística em Pernambuco. “Azul representa o lançamento da arte da grafitagem em um novo modo de exibição, guiado por aspectos visuais mais interativos e menos convencionais”, detalha o artista.

A artista plástica Sandra Buarque de Macêdo é a responsável pela curadoria da exposição. Precursora há mais de 30 anos em Pernambuco no uso do spray com técnicas de Estêncil, a empreendedora é a fundadora da companhia de artes que leva seu nome.

Segundo ela, o surrealismo europeu ressurge em Recife sob as pinceladas do artista do Mangue do Pina, Azul de Barros, que nos faz sonhar numa realidade colorida, alegre, sofrida e harmonicamente bela através de Bresdolédio, um personagem que tem reações expressivas ao momento em que está vivendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário