sábado, 18 de junho de 2022

No Recife, alunos do Embarque Digital passam a contar com Central de Estágios



Iniciativa é fruto de parceria entre a Prefeitura e o Porto Digital com a Assespro PE/PB. Programa garante bolsas de estudos na área de tecnologia para jovens oriundos da rede pública

Os alunos do Embarque Digital, programa que oferece bolsas de estudo para cursos de nível superior na área de tecnologia, vão ter ainda mais facilidade para entrar no mercado de trabalho. É que o projeto, fruto de uma parceria da Prefeitura do Recife com o Porto Digital, passa a contar com o apoio da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação de Pernambuco e da Paraíba (Assespro PE/PB), através da sua Central de Estágios. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (17), durante evento como prefeito do Recife, João Campos, o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, e a presidente da Assespro PE/PB, Laís Xavier.

De acordo com o prefeito João Campos, as parcerias são de extrema importância para todos os atores envolvidos no programa Embarque Digital. “A gente tem um ecossistema muito forte de tecnologia na cidade e o grande diferencial é a capacidade de união entre todos os que fazem esse ecossistema. Ter a interlocução com as empresas que fazem o ecossistema é fundamental. Quando há sintonia, a tendência é de crescimento”, comentou João Campos na ocasião. “Isso é um passo importante. A gente garante a formação com qualidade e garante a conexão permanente com o ecossistema. Então, as empresas saem ganhando, por causa desse contato permanente com as entidades de ensino. E para o aluno também é fundamental, porque desde o momento que ele começa a estudar, ele já pode ter uma fonte de renda”, acrescentou.

Segundo a presidente da Assespro, Laís Xavier, é uma honra para a associação servir de ponte para que jovens e famílias inteiras modifiquem seus futuros através da educação, da tecnologia e do emprego. “A Central de Estágio é uma agregadora. A gente tem um banco de talentos onde todos os alunos do Embarque Digital se inscrevem nesse banco de talentos e nele tem algumas ferramentas que ajudam os empresários a captarem os alunos que têm a ver com o perfil que ele quer, as habilidades. É possível entender quais alunos têm a ver com a cultura da empresa. E a Assespro faz essa conexão, agiliza o processo burocrático para os empresários e dá acesso a um banco de talentos muito bom e estruturado”, explucou.

Para o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, o Embarque Digital é um programa de inclusão e a Central de Estágios vai contribuir com essa missão. “A Central de Estágios está chegando para incentivar as empresas a buscarem novos talentos, entre os alunos do Embarque Digital. Ela é importante para gerar empregos, potencializa a ‘captura’ dos jovens que fazem parte do programa”, disse ele. “A gente acredita que está avançando cada vez mais com o programa, o potencial é enorme. A gente espera que em alguns anos tenhamos de 40 a 60 mil pessoas trabalhando com tecnologia no Recife, porque numa cidade com mais de 1,6 milhão de pessoas, com essa quantidade de pessoas trabalhando com tecnologia, com a renda média superior, a cidade fica completamente diferente. Esse é um programa que gera inclusão”, finalizou.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL – A Central de Estágios utiliza algoritmos de inteligência artificial para garantir processos seletivos mais simples e eficientes. As empresas contratantes e os estudantes do programa que estão procurando oportunidades de estágios podem acessar: centraldeestagiospepb.jobs.recrut.ai.

EMBARQUE DIGITAL – O programa tem como objetivo a formação de jovens egressos da rede pública na área de tecnologia, melhorando a empregabilidade deles e impactando a economia do polo tecnológico. Na sua segunda edição, o programa disponibilizou 350 vagas gratuitas para o primeiro semestre de 2022 nos cursos de Sistemas para Internet e Análise e Desenvolvimento de Sistemas – 150 vagas a mais que a primeira edição. O Embarque Digital foi lançado em 2021.

FOTO: Rodolfo Loepert / PCR

Nenhum comentário:

Postar um comentário