sábado, 18 de junho de 2022



A pré-candidata ao Governo de Pernambuco, Raquel Lyra, assinou nesta sexta-feira (17), uma carta-compromisso apresentada pelos representantes de diversos segmentos do trade turístico, que fazem parte da Associação de Turismo Maria Farinha (ATMF). O encontro aconteceu no auditório da Faculdade de Saúde de Paulista (Fasup) e discutiu a necessidade de investimentos no Litoral Norte para que ele se consolide como um dos maiores destinos turísticos do Nordeste. 

“Precisamos fazer planejamento metropolitano e ter uma construção coletiva de todas as cidades da RMR, com a liderança política do Governo do Estado. O resultado deste processo será bom para o turista e também tem que ser bom para o povo que vive nas cidades. Essa região pode ser um dos maiores destinos turísticos do Nordeste. Vamos liderar esse processo de retomada que essa região tanto precisa”, destacou a pré-candidata.

Durante o encontro, Raquel também pediu sugestões para o seu Plano de Governo e citou as obras estruturadoras que realizou durante sua gestão em Caruaru como a Via Parque que une toda a cidade, a recuperação da feira de Caruaru, e as melhorias no Monte Bom Jesus, importante cartão postal da capital do Agreste.

A falta de estratégia, a insegurança, o desordenamento urbano, a dificuldade nas estradas de acesso e a ausência de investimento em infraestrutura foram apresentados pelo grupo como alguns dos gargalos que impedem o desenvolvimento da região. “O nosso objetivo é fazer com que o Litoral Norte seja um polo de desenvolvimento sustentável, social e econômico no estado e, para isso, precisamos de apoio do poder público”, explicou o presidente da ATMF, Antônio Rodrigues.

O empresário e presidente da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Pernambuco (Ademi-PE), Avelar Loureiro, destacou que o Litoral Norte precisa de obras estruturadoras que permitam o seu crescimento: engorda da praia de Olinda a Paulista, a requalificação das PEs-15 e 22, a criação de um hotel escola e ações de capacitação profissional. Na ocasião também foi apresentada uma série de novos empreendimentos, que envolve mais de 8 bilhões de reais e que no planejamento de 10 anos deve gerar mais de 100 mil empregos diretos e indiretos. “Precisamos de planejamento, e que o próximo governo tenha coragem e decisão política e veja os potenciais que a gente tem para mudar essa região tão esquecida”, ressaltou Loureiro.

Para a deputada estadual Priscila Krause, “as ações no Litoral Norte precisam ser impulsionadas pelo Governo do Estado e os empreendimentos devem dialogar com as cidades”. Já para o deputado federal Daniel Coelho, “turismo é a economia do futuro e anda de mãos dados com o meio ambiente e com a qualidade de vida. É necessário que Pernambuco tenha um planejamento do turismo e um olhar especial para o Litoral Norte que sofreu 20 anos de abandono”.

“Esse movimento é importantíssimo porque expõe nossas angústias para futura governadora de Pernambuco. Infraestrutura é o nosso principal problema, a PE-14, em Igarassu também não atende aos nossos investidores, turistas e moradores. Temos um polo de aventura, ecologia, gastronomia e ecoturismo”, complementou a prefeita de Igarassu, Elcione Ramos.

Também estiverem presentes o vereador do Recife Alcides Cardoso; o ex-prefeito de Itamaracá, Paulo Galvão; o empresário e pré-candidato a deputado federal, Celso Muniz; o pré-candidato a deputado federal Coronel Basílio; o pré-candidato a deputado estadual, Ramos; os ex-vereadores Professor Marcelo (Olinda), Jorge Rocha (Paulista), Tonico (Paulista), Braz Seabra (Paulista); a liderança de Paulista Felipe do Veneza; o presidente do trade turístico de Itamaracá, Andrade Barão; o presidente da Associação de Hotéis de Itamaracá, Gustavo Calheiros; e os empresários Roberto Lins, Darilson Albuquerque e Joel Petry.

ATMF - A Associação de Turismo representa o Trade Turístico do Litoral Norte e tem o objetivo de fomentar o turismo e promover a sustentabilidade da região de forma criativa, planejada e inteligente. ATMF também desenvolve ações de organização e incentivo da cadeia produtiva do turismo, em benefício dos seus empreendedores formais e informais, atendendo às expectativas dos turistas que visitam o Litoral Norte de Pernambuco.

Foto: Tiago Calazans 

Nenhum comentário:

Postar um comentário