segunda-feira, 16 de maio de 2022

Sileno celebra contratação de cooperativa em programa de aquisição de alimentos e contra a insegurança alimentar em Pernambuco



Coopeafa, de Camocim de São Félix, vai fornecer gêneros alimentícios a serem destinados a pessoas em situação de vulnerabilidade social

 

A Cooperativa de Desenvolvimento da Agricultura Familiar de Pernambuco (Coopeafa), sediada em Camocim de São Félix, no Agreste, foi contratada pela gestão estadual para fornecer alimentos destinados a pessoas em vulnerabilidade social. O anúncio foi feito pelo Governo do Estado no último dia 10 e reforçado, neste domingo (15), pelo pré-candidato a deputado estadual Sileno Guedes (PSB), em visita à unidade de beneficiamento da cooperativa com o pré-candidato a deputado federal Pedro Campos (PSB).

 

A medida vai ocorrer no âmbito do Programa Estadual de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar. A ideia é unir esforços que beneficiem tanto a economia local – uma vez que a produção dos agricultores familiares da região já terá destinação e recursos garantidos por até um ano – como as iniciativas sociais de enfrentamento à insegurança alimentar e nutricional – já que os alimentos fornecidos pela cooperativa serão distribuídos a famílias em vulnerabilidade. Os recursos estaduais previstos chegam a R$ 890 mil.

 

“O que estamos vendo aqui é a política que deu certo, a política que funciona. Se Paulo Câmara está fazendo isso e Danilo Cabral vai fazer a partir do ano que vem, como governador, foi porque a gente aprendeu na escola de Arraes e Eduardo, que nos ensinaram a valorizar o pequeno agricultor e a nos indignar com a pobreza e o abandono da população”, disse Sileno, acrescentando que a contratação da Coopeafa foi publicada no Diário Oficial do Estado e deve integrar ações de um programa a ser lançado em breve.

 

Em fevereiro, quando ainda integrava o secretariado do Governo de Pernambuco, Sileno já havia estado em Camocim de São Félix, juntamente com Pedro Campos, conhecendo o potencial da unidade de beneficiamento da agricultura familiar da Coopeafa. O espaço reúne mais de 300 agricultores familiares. Neste domingo, ao lado de Biu da Associação, que recebeu os pré-candidatos, Sileno ressaltou que o compromisso com o social é uma das marcas mais fortes da gestão do governador Paulo Câmara (PSB).

 

“A gente fala da estrada, da escola, do calçamento de ruas, mas os empregos nessas grandes obras ainda levam um tempo. Só que as pessoas precisam comer hoje. É exatamente por isso que o Plano Retomada também inclui ações na assistência social, como as cozinhas comunitárias. A gestão do governador Paulo Câmara, como um todo, sempre teve essa sensibilidade. Foi ela que criou o 13º do Bolsa Família, que tive a satisfação de coordenar como secretário de Desenvolvimento Social”, declarou Sileno.

Imagem: Wesley D'Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário