terça-feira, 3 de maio de 2022

Prefeitura do Recife anuncia estratégia para o fortalecimento da gestão na Educação



Foto: Marcos Pastich/PCR

Com foco na potencialização ainda maior da educação de qualidade, a Prefeitura do Recife anunciou, nesta terça-feira (03), um pacote de medidas para o fortalecimento da gestão na educação. No Teatro do Parque, o prefeito João Campos apresentou o EducaRecife Gestão – uma grande reforma com base em quatro medidas importantes: reestruturação das Gerências Regionais de Educação; mais valorização para as equipes gestoras das creches e escolas e novas funções; formação continuada para gestores; e bônus de desempenho educacional.

O prefeito João Campos destacou a importância estruturadora da iniciativa. “A gente lança hoje o Educa Recife Gestão que é um importante plano de gestão para a nossa rede. A gente sabe que na educação, e para uma rede de educação, são vários eixos necessários. Agora a gente faz a gestão, que é responsável por fazer a interligação de todas as outras áreas. Então, são vários módulos, desde de um novo BDE, onde a gente vai bonificar em até R$ 20 milhões por ano todos os trabalhadores da rede, para aqueles que atingirem os resultados pactuados de obtenção das metas e de aprendizagem”, comentou o prefeito João Campos.

“A gente vai também reestruturar as regionais da educação. Nós vamos fazer a revisão de todas as remunerações de gestores, coordenadores, acrescentando essas funções também paras as creches do Recife que passam a ter uma estrutura de gestão mais robusta, tendo em vista que a gente quer não apenas ampliar o número de vagas em creche, mas ampliar com qualidade”, acrescentou.

Essenciais para o bom funcionamento das unidades de ensino, as equipes gestoras das escolas e creches também serão contempladas com as estratégias do EducaRecife Gestão. Neste ponto, a Secretaria de Educação, além de valorizar as equipes com aumento nas gratificações, também vai criar novas funções, especialmente para as unidades de educação infantil, como detalhou o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio.

“A gente está incluindo as atividades nas áreas administrativa e financeira para apoiar ainda mais as nossas escolas, um novo programa de formação com gestores e, por fim, a criação do nosso bônus de desempenho educacional, que amplia a oferta desse bônus para todos os conjunto de escolas, inclusive as escolas de anos iniciais, que são a maior parte das escolas da rede do Recife”, disse o secretário.

A gestora da Escola Municipal Sítio do Céu, Viviane Freitas, comemorou os anúncios. “Estamos vendo a valorização das várias funções como coordenadores, gestores, secretários e isso, com certeza, impacta no dia a dia da escola”, reconheceu.

Bônus de Desempenho Educacional – A Secretaria Municipal de Educação também criou o Bônus de Desempenho Educacional (BDE) para premiar os profissionais das escolas que cumpram parcial ou integralmente as metas pactuadas com a gestão para as unidades de ensino. As metas serão calculadas com base nos indicadores oficiais de avaliação da Educação: o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e IDEPE (Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco). O foco é no fortalecimento da aprendizagem e na melhoria dos resultados educacionais. É importante destacar que, além das escolas de Anos Finais do Ensino Fundamental, a bonificação vai contemplar também as escolas de Anos Iniciais do Ensino Fundamental, professores e demais profissionais das Gerências Regionais de Educação.

O montante é definido com base no somatório dos vencimentos base dos servidores lotados nas escolas e GREs. Neste ano, as metas são pactuadas e as provas realizadas. Ano que vem serão calculados os resultados e o montante será repartido entre os servidores das unidades que atingirem pelo menos 50% da meta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário