quinta-feira, 19 de maio de 2022

Novas categorias são contempladas pelo curso da Alepe de Liderança em Segurança Pública


O curso “Formação de Lideranças em Segurança Pública”, lançado pela Alepe há uma semana, agora enquadra mais categorias da área. Entre os grupos contemplados com a capacitação gratuita, agora estão: delegados, comissários, médicos legislativos, peritos criminais, policiais penais, agentes socioeducativos, papiloscopistas, escrivães, guardas municipais, bombeiros, cabos, soldados e praças, entre outros.

O conteúdo da capacitação foi apresentado a essas categorias nesta terça-feira (17) em solenidade no auditório Ênio Guerra na Assembleia, pelo professor Adriano Oliveira, chefe do departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), parceira da Alepe no projeto. 

Na ocasião, os participantes elogiaram o curso e sugeriram temas e novas ações para o projeto da Escola do Legislativo. Uma das preocupações apontadas pelos participantes foi a ressocialização de jovens em conflito com a lei. O presidente da Associação dos Delegados de Pernambuco, Adeppe, Francisco Rodrigues, elogiou a inclusão do tema saúde mental na grade do curso, por considerá-lo “pertinente devido ao nível de estresse e aumento dos casos de depressão em profissionais que atuam na segurança”.  

“São casos que crescem também por conta da crescente pressão por metas no setor”, pontuou Rodrigues. Também participaram do encontro, secretários municipais da área de segurança como Osvaldo Morais, de Ipojuca, e Marcílio.

O secretário de Segurança Pública de Ipojuca, Osvaldo Moraes, avaliou como positiva a ampliação do Lideralepe para todas as forças de segurança do estado.  

"É uma área que precisa que seus servidores liderem.  Ter a capacidade de integrar e oferecer treinamento são essenciais para quem está no cargo de liderança.  Todos os atores precisam estar de mãos dadas. Segurança publica tem que ter treinamento e integração" , pontuou. 

De acordo com Morais, o momento da capacitação é importante pois vai possibilitar a integração de atores de diversas forças e de diversas áreas para atuar numa área difícil como a da segurança pública. 

O curso “Formação de Lideranças em Segurança Pública” integra um projeto maior de formação de lideranças, o Lideralepe, iniciativa inédita da gestão do atual presidente da Assembleia, deputado Eriberto Medeiros (PSB), cujo objetivo é o de promover a formação de novas representações políticas em Pernambuco. 

“É um momento que a Casa dá um passo à frente, através da Escola do Legislativo, levando conhecimento e qualificação aos profissionais de segurança pública. É um espaço onde os participantes também trazem sugestões para que possamos somar e ajudar na qualificação e formação dos profissionais de segurança pública”, disse o presidente da Alepe. 

O curso começou na segunda-feira (16), ministrado por professores da Universidade Federal de Pernambuco, e profissionais de agências de inteligência da União e de segurança. Serão 40 horas/aula com encontros remotos e presenciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário