segunda-feira, 11 de abril de 2022

Projeto “Viva a Guararapes” anima população com vasta programação no Centro do Recife



 Cerca de 10 mil pessoas participaram do evento, promovido pela Prefeitura do Recife. Novo atrativo da cidade, que ocorrerá todo mês, ofereceu dez polos com atrativos culturais, esportivos, gastronômicos, pet, de lazer, feira geek e literária e outras programações gratuitas e ao ar livre

Um novo atrativo para reconectar as pessoas ao centro do Recife com programação variada, buscando redescobrir as belezas do centro. Esse foi o “Viva a Guararapes”, projeto da Prefeitura do Recife, que garantiu alegria e diversão para cerca de 10 mil pessoas que passaram ao longo do evento. A ação aconteceu neste domingo (10), das 9h às 17h30, na Avenida Guararapes, ativando uma série de atrativos culturais, esportivos, gastronômicos, pet, de lazer, feiras literárias e geek e de outros gêneros. O prefeito do Recife, João Campos, e secretariado visitaram a atração que contou com dez polos temáticos oferecendo uma vasta programação totalmente gratuita e ao ar livre à população. O projeto vai às ruas com a premissa de induzir a vida no centro, um estímulo para que as pessoas possam viver e conviver nessa região privilegiada e rica em histórias.

“A gente está aqui na Avenida Guararapes, no Viva a Guararapes. Essa é uma grande ativação que a Prefeitura está fazendo com diversos polos: lazer, infantil, patins, esportes, aulas de circo, polo geek e de cultura. Com uma gama muito grande de serviços, para ver o recifense podendo viver o centro, podendo se reconectar com o centro da cidade, não apenas com o bairro do Recife, mas também com os bairros de São José e Santo Antônio. Todos os meses nós vamos fazer um Viva a Guararapes para garantir a conexão das pessoas com o Recife”, declarou o prefeito João Campos.

“Num momento tão desafiador, depois de uma pandemia tão cruel, a gente poder ver em um domingo como esse, com as crianças sorrindo e as pessoas idosas se divertindo, todo recifense podendo viver a cidade, isso não tem preço”, acrescentou o gestor.

Com a proposta de ocorrer uma vez por mês, a partir de abril, o “Viva a Guararapes” é uma realização da Secretaria de Turismo e Lazer do Recife em parceria com o Programa Recentro. “Um evento desse tipo é muito importante para fazer com que as pessoas redescubram nosso centro histórico, para que voltem a frequentar um dos cartões postais da cidade, uma via estratégica do centro, que é a Avenida Guararapes. Aqui são dez polos de animação, com diversas atividades para todos os gostos e todas as idades. Esse é o ponta pé inicial para retomada, para revitalização do nosso centro histórico e fazer que o centro se torne um espaço vivo, um espaço plural, inclusivo, acessível e com bastante segurança”, detalhou a chefe do Gabinete do Centro do Recife, Ana Paula Vilaça.

O projeto “Viva a Guararapes” reuniu polos temáticos com programações próprias que vão desde o Polo Esportivo, Polo Infantil, Polo Pet, Polo Social. Passando pelo Polo Exposições, Polo Geek e Literário, Polo Cultural, Polo Gastronômico, Polo Economia Criativa e Polo Circense. No evento, a população também dispôs de acesso à Ciclofaixa de Turismo e Lazer, ao evento cultural no Espaço Criadouro; além de ações em alusão ao Dia Mundial da Saúde com vacinação contra covid-19 sem necessidade de agendamento; além de espaço para agendamento de castração dos animais de estimação.

Para proporcionar uma experiência diferente à família, a bióloga Luciene Andrade, levou a filha Inês para vivenciar o centro do Recife. “A gente costuma ir para a Zona Sul da cidade. Só que hoje viemos conhecer a proposta e estou vendo que está super tranquilo. Inés está se divertindo, a gente está bem confortável. É bom para sair um pouco da onde a gente vive, para ela conhecer outras atividades”, contou. Jogando futebol com o filho Fernando, 8 anos, o motorista de aplicativo, Marlos Coelho, 53 anos, encontrou na proposta do Viva a Guararapes uma maneira de entreter o filho e interagir mais com ele. “Estou achando muito bom. É a primeira vez que vejo isso na cidade, pegar um espaço desse e transformar para as crianças. Com certeza estarei nos próximos. E hoje, pretendo ficar até o final”, contou.

Com uma vasta programação ao ar livre, as pessoas puderam caminhar pela área, pedalar, usufruir das atrações dos polos e conhecer e descobrir esse pedaço do Recife tão rico em história, arquitetura e cultura. “É muito importante a gente ter opções de lazer para a população num domingo, um dia muito especial em família. Aqui a gente está tendo atrações para idosos, para crianças, para pets. Aqui promovemos tanto a questão da gente ocupar o centro com atividades de lazer, como melhorar o relacionamento das pessoas com a cidade. As pessoas aproveitando a cidade, vivendo a cidade e Recife sendo uma cidade realmente das pessoas”, afirmou a secretária de Turismo e Lazer do Recife, Cacau de Paula.

No Polo Economia Criativa, com a oportunidade de expor o material e a marca no Viva a Guararapes, a empreendedora Karla Anchieta comemorou a chance de reavivar os negócios após o cenário mais crítico da pandemia. “Estou adorando aqui. Tem bastante gente e está tendo movimento. Eu já vendi muito e por isso, só tenho a agradecer. O evento é maravilhoso. Essa é uma oportunidade de divulgar a minha marca, de vender e captar novos clientes. A gente estava parado e agora vamos nos movimentar. Eventos como esse precisam acontecer mais”, contou. Com o mesmo desejo que o evento aconteça mais vezes, a estudante de arquitetura Jéssica Pacheco, 31 anos, pessoa com deficiência popularmente conhecida como ossos de vidro, encontrou no local acessibilidade e alegria. “Descobri sem querer que estava tendo esse evento aqui. Estou achando interessante, o pessoal está divertido, animado. A feirinha aqui também tem coisas legais”, contou.

Foto: Marcos Pastich/Prefeitura do Recife

Nenhum comentário:

Postar um comentário