quinta-feira, 28 de abril de 2022

Procurador-geral do Estado de Pernambuco preside reunião do Fórum das PGEs do Nordeste em Salvador



Integrantes do Fórum dos Procuradores Gerais dos Estados do Nordeste reuniram-se, na manhã desta quinta-feira (28), no salão de eventos do Hotel Wish, em Salvador, para discutir questões comuns aos Estados e deliberar sobre medidas para atuação conjunta das instituições. A reunião foi presidida pelo procurador-geral do Estado de Pernambuco, Ernani Medicis, atual presidente do fórum. 

"O Fórum tem papel importante por proporcionar a busca, de maneira conjunta, de alternativas para defender os interesses dos Estados do Nordeste. Temos que nos articular para fortalecer posições e assegurar o futuro do desenvolvimento da nossa região", afirmou Ernani Medicis. O procurador-geral do Estado da Bahia, Paulo Moreno Carvalho, anfitrião do evento, ressaltou a satisfação de receber os colegas na capital baiana, destacando a importância do encontro. 

Em pauta, temas como ações judiciais em curso no Supremo Tribunal Federal (Fundef, salário, educação, entre outros); medidas relativas ao Consórcio Nordeste; Previdência Complementar; capacitação de procuradores junto ao mercado de capitais e ferramentas de gestão e inovação.

No encontro, também foi assinado um acordo de cooperação técnica entre as Procuradorias Gerais dos Estados da Bahia e Sergipe com o intuito de realizar o compartilhamento de conhecimento e transferência de tecnologias, mediante a disponibilização de sistemas informatizados desenvolvidos pelas instituições.

Além dos procuradores-gerais de Pernambuco e da Bahia, o evento contou com a presença dos titulares das PGEs do Piauí, Plínio Clêrton Filho; do Rio Grande do Norte, Luiz Antônio Marinho da Silva; do Ceará, Antônia Camily Cruz; da Paraíba, Fábio Andrade Medeiros. O procurador do Estado de Sergipe Mário Marroquim representou o procurador-geral do Estado de Sergipe, Vinicius Oliveira, e virtualmente, o procurador-geral adjunto para Assuntos Estratégicos da PGE-MA, Bruno Tomé Fonseca, representou o procurador-geral do Estado do Maranhão, Rodrigo Maia Rocha.

Também estiveram presentes na reunião os procuradores do Estado Ludiana Carla Braga Façanha, chefe da representação da PGE-CE no Distrito Federal; a procuradora-geral adjunta para assuntos administrativos da PGE-BA, Luciane Rosa Croda; o procurador-chefe da Procuradoria Judicial da PGE-BA, Frederico Valverde; e o procurador Ailton Cardoso da Silva Júnior, integrante do Núcleo de Assessoria do Chefe da Procuradoria do Interior da PGE-BA.

FÓRUM ? O Fórum dos Procuradores-Gerais dos Estados do Nordeste é um espaço permanente criado no ano de 2015 pelos procuradores-gerais da região para troca de experiências e debate sobre temas específicos de interesse regional, além da atuação conjunta na defesa em juízo perante causas que envolvem, sobretudo, os estados nordestinos, como repasses na educação e na saúde.

Fonte: Ascom/PGE-BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário