terça-feira, 12 de abril de 2022

Lula promete ‘Ministério das Questões Indígenas’ ao discursar em acampamento



O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pré-candidato ao Planalto, discursou nesta terça-feira (12) para os povos indígenas, no Acampamento Terra Livre, onde prometeu ministério liderado por indígenas se for eleito.

“Da mesma forma que criamos vários ministérios, eu quero que vocês saibam, alguém vai ter que assumir um ministério e não será um branco como eu. Terá que ser uma mulher ou um homem indígena, da mesma forma como nos tivemos um ministério da igualdade racial”, afirmou Lula em seu discurso, ao citar a criação de “Ministério das Questões Indígenas”.

Em aceno aos mais de 200 povos indígenas presentes no acampamento, Lula prometeu ainda que o primeiro dia de seu governo será um “revogaço”, com o fim de decretos de Bolsonaro que prejudicam os povos e o meio ambiente.

“A gente não pode permitir que aquilo que foi conquistas do sacrifício de vocês [indígenas] seja tirado por decreto”, afirmou Lula.

Acampamento combate o PL que autoriza mineração em terras indígenas
Antes de Lula chegar ao evento, parlamentares de partidos aliados discursaram em apoio ao ex-presidente e em defesa dos direitos dos povos indígenas, como a demarcação de terras. Entre os presentes estavam o senador Paulo Rocha (PT), o deputado Paulo Pimenta (PT), a deputada Taliria Petrone (PSol), e o deputado distrital Leandro Grass (PSB).

Estiveram no palco com o pré-candidato petista lideranças indígenas que compõem a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib). O discurso das lideranças indígenas versa que os povos não querem atuar apenas para a eleição de Lula, mas atuar ativamente em um futuro governo do ex-presidente.

“Demarcação é ponto vital para os povos indígenas. Nos três últimos anos estão tratorando o nosso direito no Congresso Nacional”, pontuou a deputada federal Joenia Wapichana (Rede), primeira indígena a ser eleita à Câmara. “O primeiro dia do seu governo vai ser o dia do revogaço, vamos derrubar todos esses decretos anti-indigenas, antiambientais”, completou.

“Nós sabemos o que é injustiça, o que é prisão. Os 580 dias que você passou preso injustamente é o que nos passamos há 522 anos, quando não temos nossos territórios demarcados”, disse a Lula a pré-candidata à Câmara pelo PSol, Sônia Guajajara. Ela defendeu ainda que os povos indígenas ocupem espaços no governo, inclusive ministérios. “Nós não vamos permitir que o Brasil siga na mão de uma pessoa que não tem nenhum compromisso.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário