terça-feira, 5 de abril de 2022

Iterpe negocia com trabalhadores rurais e proprietário a aquisição de terras de engenhos no Cabo, por meio do crédito fundiário



Empenhado em promover entendimento entre ocupantes e proprietário dos Engenhos Universo e Pantorra, no Cabo de Santo Agostinho, o presidente do Iterpe, Henrique Queiroz, acompanhado de equipe, esteve neste domingo (03) no local reunindo dezenas de trabalhadores rurais e suas famílias.

O gestor do Iterpe foi recebido por um dos coordenadores do Movimento de Libertação dos Sem Terra (MLST) estadual, Dinho França, a liderança Lau dos Engenhos e demais integrantes do movimento. Bastante atentos, os homens e mulheres do campo presentes na reunião ouviram a proposta do Iterpe, de intermediar a aquisição de terras entre as cerca de 400 famílias, que ocupam uma área de aproximadamente 800 hectares, e o Grupo JB, proprietário dos engenhos, por meio do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF).

Em Pernambuco, o PNCF é executado pelo Iterpe. Por meio do programa, é possível a aquisição dos imóveis rurais através de financiamentos com baixos juros às famílias de agricultores. Cabe ao Instituto realizar a mediação da compra e a medição da área total dos imóveis, bem como o levantamento cadastral e social dos ocupantes. Os trabalhadores rurais demonstraram interesse, com votação a favor da proposta sugerida pelo Iterpe.

Estiveram presentes o assessor de Monitoramento de Programas do Iterpe, Cleodon Ricardo; o gerente de Reordenamento Agrário, Marco Dubeux; o gerente de Ações Fundiárias, o engenheiro Ivison Silva; a gestora do crédito fundiário, Priscila Carneiro; e o assessor de Articulação Institucional, Charles Afonso; além de Vinícius Ballar e Lucas Palmeira, da Unidade de Cartografia e Geoprocessamento, bem como o representante da empresa responsável pela elaboração do projeto produtivo, Luciélio Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário