sexta-feira, 29 de abril de 2022

Força de Pernambuco se destaca na abertura do Congresso Nacional do PSB



Durante o evento, resultados das gestões do partido no Estado, como os da área de educação, foram ressaltados

 

A força de Pernambuco foi destacada na abertura do XV Congresso Constituinte da Autorreforma do Partido Socialista Brasileiro, ocorrida na noite da quinta-feira (28), em Brasília. O ato político contou com a presença do ex-presidente Lula (PT), que é pré-candidato à Presidência da República, do ex-governador e pré-candidato a vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), de governadores, prefeitos, senadores, deputados federais e estaduais, vereadores e diversas lideranças políticas de todo o Brasil. Durante o evento, o deputado federal Danilo Cabral (PSB) foi saudado e aplaudido como pré-candidato ao Governo de Pernambuco.

 

Também estiveram na mesa, ao lado de Lula, Alckmin e do presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, que é vice-presidente nacional do PSB, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), sua mãe, Renata Campos, e seu irmão, Miguel. O palco ainda foi composto por Danilo Cabral e pelos outros deputados federais do PSB de Pernambuco – Tadeu Alencar, Milton Coelho, Gonzaga Patriota e Felipe Carreras – e também pelo presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado estadual Eriberto Medeiros (PSB).

 

Pernambuco também foi citado como vitrine das gestões do PSB. O ex-governador Geraldo Alckmin, por exemplo, destacou o legado do partido na área da educação. “Estive há dois dias em um evento da sociedade civil, chamado Todos pela Educação. Das três experiências destacadas, duas foram de governos do PSB. Pernambuco, através do nosso governador Paulo Câmara, é campeão em escolas de tempo integral, na formação de professores, na diminuição da evasão escolar. E o Espírito Santo, com o governador Renato Casagrande, também premiado com um modelo extremamente bem-sucedido de educação integral”, ressaltou.

 

Convidado a falar em nome dos gestores municipais presentes no Congresso Nacional do PSB, o prefeito do Recife, João Campos, destacou a importância da autorreforma do partido como processo que aponta para o futuro e citou o trabalho histórico da sigla em torno de bandeiras importantes para a população. “O PSB, que, um dia, com doutor Arraes, com Francisco Julião, nas ligas camponesas, um dia na transformação da educação, por meio da educação integral, ainda tem muito a fazer pelo Brasil”, discursou. 

 

HOMENAGEM – Entre um discurso e outro, o presidente Carlos Siqueira fez uma homenagem ao sindicalista pernambucano José Rodrigues, que faleceu em 2021. Liderança reconhecida por sua atuação em defesa dos direitos das famílias camponesas, José Rodrigues presidiu a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Pernambuco (Fetape). O líder sindical nasceu em Bom Jardim (PE) e ingressou jovem no Movimento Sindical Rural. Na Fetape, ele é considerado fundamental no movimento durante o período da ditadura civil-militar. José Rodrigues era dirigente do sindicalismo socialista.

 

PROGRAMAÇÃO – Nesta sexta-feira (29), o Congresso Nacional do PSB tem continuidade, por meio das discussões de temas do documento final da autorreforma do partido. Um deles será dedicado à análise de conjuntura e os demais debaterão os cinco eixos temáticos da autorreforma do PSB: Reforma do Estado; Economia: Prosperidade, Igualdade e Sustentabilidade; Desenvolvimento Sustentável e Economia Verde; Políticas Sociais e Cidades Criativas; Socialismo Criativo, Democracia e o Partido que Queremos. Às 20h, o escritor, poeta e agitador cultural Antônio Carlos Queiroz fará uma aula-show sobre a Semana de Arte Moderna.

 

Já no sábado (30), às 8h30, será instalada a plenária para apresentação e deliberação dos relatórios dos grupos temáticos. Às 14h, terá início a sessão de encerramento, durante a qual serão eleitos os novos integrantes do diretório nacional, seguida pela reunião que elegerá a nova Comissão Executiva Nacional. A programação completa do evento está disponível no site www.psbpe.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário