quarta-feira, 20 de abril de 2022

Expo Taquaritinga do Norte chega ao Caruaru Shopping



Dando o ponta pé inicial as comemorações dos 135 anos de emancipação política de Taquaritinga do Norte, a cidade ganha uma exposição no Caruaru Shopping, intitulada “Taquaritinga do Norte: A Terra do Café”. Organizada pelo centro de compras junto com as Secretárias de Turismo e Educação, a exposição iniciará amanhã (21), e segue até o dia (01), de maio, sendo uma vitrine, onde os visitantes terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a Terra do Café, adquirir o produto, e se deliciar com um dos melhores cafés do País.

A abertura oficial da exposição acontecerá na quinta – feira (21), às 19h, com a presença de autoridades, onde na ocasião também, será anunciada em primeira mão, novidades sobre o Festival Café Cultural 2022, que depois de dois anos, voltará a acontecer na cidade.

A exposição é aberta ao público, de graça e ficará exposta no corredor da Caixa Econômica, do Caruaru Shopping, dos dias 21 de abril até 01 de maio, funcionando das 10h às 22h.

O Caruaru Shopping fica localizado na Avenida Adjar da Silva Casé, 800, Bairro Indianópolis, na Capital do Forró.

Taquaritinga do Norte: A Terra do Café! 

Taquaritinga do Norte está localizada no Agreste de Pernambuco, a 196 km do Recife.

A cidade, que conta com uma população de aproximadamente 30 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tem um clima ameno, típico dos Brejos de Altitude. Durante os períodos chuvosos e frios a cidade chega a marcar baixas temperaturas na casa dos 11°, 14º graus.

Não é a toa que a cidade se tornou conhecida como a Terra do Café, pois, tem o melhor e raro tipo do grão, o arábica típica, primeira planta cafeeira a ser introduzida no Brasil, em 1727. O grão é adaptável apenas em regiões serranas e no Brasil, além de Taquaritinga, apenas a região do Maciço de Baturité, no Sertão cearense cultivam essa preciosidade. O café arábica possui sabor adocicado e perfume forte são características marcantes. O mesmo é cultivado nas sombras de grandes  árvores como pés de Ipê e Pau-Brasil. Por ser sombreado, o fruto demora mais tempo para maturar, sua colheita também é seletiva, os grãos maduros são colhidos primeiro, o que diferencia o gosto final.  

Atualmente é de Taquaritinga do Norte o título de maior produtor do grão em Pernambuco, responsável por mais de um terço do cultivo em todo o estado. A cidade possui mais de 20 empresas de café.

É por todas essas qualidades e especificações que a cidade de Taquaritinga do Norte tem um dos melhores cafés do País, onde quem conhece, aprova, se encanta pelo sabor e não quer outro em sua mesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário