quinta-feira, 14 de abril de 2022

Cloves Benevides defende nacionalização do programa Pacto Pela Vida

Foto: Divulgação 

O secretário de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas, Cloves Benevides, defendeu a nacionalização do Pacto Pela Vida durante entrevista ao programa Cidade em Foco, da Rede Pernambuco de Rádios. O gestor participou do evento do Plano Retomada, do Governo do Estado, realizado na manhã desta terça-feira (12) no município de Tamandaré, no Litoral Sul.

Cloves também destacou a importância da prevenção antes do enfrentamento. “O Pacto Pela Vida é um programa exitoso que diminui números com ações focadas de todas as operativas que fazem parte do sistema de Defesa Social, mas é importante investir em prevenção. Para as famílias, o primeiro e mais importante passo é o diálogo sincero, objetivo e honesto. Olho no olho. Precisa dizer ao jovem que existem oportunidades, mesmo que os desafios sejam muitos e complexos, ele pode fazer uma escolha”, lembrou o gestor.

“O Brasil precisa cada vez mais investir nessa área [de prevenção]. Programas como o Pacto Pela Vida, Juventude Presente e a mediação de conflitos têm que ser nacionalizados para haver condições efetivas de enfrentamento a cada tempo”, completou.

O Pacto pela Vida é uma política pública de segurança, transversal e integrada, construída de forma pactuada com a sociedade, em articulação permanente com o Poder Judiciário, o Ministério Público, a Defensoria Pública, a Assembleia Legislativa, os municípios e a União. O marco inicial foi a elaboração do Plano Estadual de Segurança Pública (PESP-PE 2007), do qual saíram 138 projetos estruturadores e permanentes de prevenção e controle da criminalidade, produzidos pelas câmaras técnicas, aglutinados em torno das linhas de ação e executados por organizações do Estado e da sociedade.

O Pacto pela Vida visa, principalmente, a prevenção de homicídios, mas também cuida de um conjunto de crimes que despertam insegurança na população. Trata-se de política pública baseada em modelo de gestão que prevê o monitoramento permanente das ações e resultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário