terça-feira, 8 de março de 2022

Vice-prefeita Isabella de Roldão abre as portas do seu gabinete para 3ª temporada da mostra Elas Pintam o 7



A Semana da Mulher de 2022 já começa voltada para o pioneirismo feminino nas artes no gabinete da vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão. Nesta segunda-feira (7), ocorreu a abertura da terceira edição da mostra coletiva Elas Pintam o  7. Lançada no início de 2021, a iniciativa tem encantado quem visita a sala localizada no 7º andar do edifício-sede da Prefeitura, além de promover o debate sobre a urgência de visibilizar artistas mulheres nos espaços públicos. A cada edição, 7 mulheres artistas plásticas compartilham suas perspectivas sobre temáticas que vão desde o próprio feminino até questões sociais. Nesta terceira temporada, estão expostas obras de Dayse Pontes, Virgínia Colares, Ana Silvestre, Jessica Martins e Eliane Rodrigues, além de Guita Charifker e Ezilda Goiana, in memorian. A curadoria é da também artista plástica Ana Veloso.

“É uma grande honra receber as cores, paisagens e os olhares dessas mulheres fortes em meu gabinete. Nos últimos 12 meses estive muito bem acompanhada no meu dia a dia. A arte é uma fonte de inspiração e de reflexão poderosa. É preciso ressaltar a coragem dessas artistas pernambucanas que quebraram paradigmas, ocupando espaços historicamente reservados aos homens e inovando em termos de técnicas e processos criativos. São motivo de grande orgulho. Espero que a mostra Elas Pintam o 7 possa inspirar cada vez mais pessoas e nos lembrar que não podemos mais ficar confortáveis em um espaço onde só há obra de autorias masculinas”, destaca Isabella de Roldão.

Na temporada passada do projeto, pintaram o 7 no gabinete da vice-prefeita Suzana Azevedo, Nara Cavalcanti, Julieta Pontes, Luciene Torres, Diana Pernambucano, além das homenageadas in memorian, Sônia Malta e Sylvia Pontual. A primeira edição contou com obras de Ana Veloso, Ana Vaz, Margot Monteiro, Marisa Lacerda, Thina Cunha, Maria Carmen e Tereza Costa Rêgo, as duas últimas também in memorian.

“É um grande prazer estar novamente junto com Isabella no gabinete da vice-prefeitura. Essa mostra vai muito além de apresentar a riqueza da produção das artistas pernambucanas. É o reconhecimento oficial e o comprometimento com a cidadania pela via da arte e da cultura”, comemora Ana Veloso, curadora da mostra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário