terça-feira, 22 de março de 2022

Prefeitura e Cruz Vermelha articulam entrega de mais de 200 mil unidades de absorventes no Recife


 

Distribuição gratuita será destinada às mulheres em vulnerabilidade que são atendidas pelos serviços da rede socioassistencial do município

Não é fácil destinar parte do orçamento mensal de uma casa para compra de absorventes para três mulheres. “Essa é uma ajuda que no todo faz a diferença. Para mim, esse é um dia muito importante, que não dá nem para avaliar. É uma iniciativa que mostra que tem gente que olha por nós”, compartilhou Geisa da Silva, 31 anos, mãe de Amábylly, 15 anos, e Jaysa, 10 anos. Elas são algumas das beneficiárias da doação de absorventes promovida pela Organização Cruz Vermelha Brasileira e Prefeitura do Recife. Juntas, as instituições vão promover a distribuição de mais de 200 mil absorventes a mulheres e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade e risco social acompanhadas pelos serviços da Assistência Social, além de mulheres vítimas de violência doméstica, atendidas pelos serviços da Secretaria da Mulher do Recife e pessoas atendidas na rede municipal de saúde. A assinatura do termo de doação foi realizada nesta segunda-feira (21) pelo prefeito do Recife, João Campos, e pelo presidente da entidade, Julio Cals.

A entrega do material pela organização internacional ocorre por meio das secretarias da Mulher, de Saúde, Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas para unidades da assistência social e também para . Ao todo, a doação contempla 25.092 pacotes com 200.736 unidades. “A gente está fazendo uma ação junto com as secretarias de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas, das Mulheres e de Saúde, para que nos nossos serviços de atendimento à população mais vulnerável, a gente tenha reforço através dessa doação. Nas casas de acolhida, nos centros para população em situação de rua, em nossos serviços de acolhimento da mulher em situação de violência, serviços extremamente importantes, a gente vai conseguir fazer esse incremento através da doação que o Recife recebe da Cruz Vermelha. Que mais ações como essas possam ser replicadas. Afinal de contas, a solidariedade, a empatia e a iniciativa de uma instituição tão séria como a Cruz Vermelha é algo muito importante que a gente agradece em nome do Recife”, anunciou o prefeito do Recife, João Campos.

“Eu tenho certeza que uma doação como essa pode ser a coisa mais importante na vida de quem precisa. Não só pelo fato material, mas pelo fato de saber que também pode contar com a Prefeitura do Recife, com a solidariedade, com o cuidado e com a atenção. Além da doação material, é saber que nessa caminhada de tanto preconceito, de tanta exclusão, de tanta dificuldade de se viver numa sociedade que é machista, que é preconceituosa, que é excludente, a gente consegue enfrentar algumas lutas e batalhas de maneira compartilhada. Então, eu não tenho propriedade para falar disso, mas que a gente possa saber ouvir das mulheres, como é que a gente pode ajudar para construir a solução junto com quem participa”, acrescentou o prefeito João Campos.

Na rede de assistência social, a distribuição será nas casas de acolhida, os Centros de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) e os Centros de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS). Um dos locais beneficiados é a Casa de Acolhida Recomeço, que fica em Campo Grande e é gerenciada pela Prefeitura do Recife desde 2013. O local abriga 40 pessoas em situação de rua e é destinado ao acolhimento de mulheres e seus filhos. As mulheres em situação de rua atendidas pelo Serviço Especializado de Assistência Social (SEAS) e pelo Centro POP também receberão os absorventes. Nos CREAS, serão beneficiadas as adolescentes que cumprem medidas socioeducativas e são acompanhadas pelos profissionais do equipamento.

“A missão da Cruz Vermelha é atenuar o sentimento humano e diminuir o sofrimento da população. Então, a Cruz Vermelha tem esse objetivo de poder, neste momento, diminuir a questão da evasão escolar e combater a pobreza menstrual. São mais de 200 mil unidades de absorventes que a Cruz Vermelha, em parceria com a Always do Brasil, doou para o município. Eu tenho certeza absoluta que esse material vai chegar em mulheres, em homens trans, em pessoas que realmente precisam e estão em situação de vulnerabilidade social”, explicou o presidente da entidade, Julio Cals.

A campanha promovida pela Cruz Vermelha é chamada Menina Ajuda Menina, e é uma parceria com a Always Brasil, que está entregando absorventes em todo o país, visando enfrentar o cenário de pobreza menstrual no Brasil. A ideia é promover a distribuição de absorventes a meninas e mulheres que não têm condições financeiras de comprar esses itens, permitindo que elas tenham mais oportunidades de construir um futuro melhor.

“Essa é uma parceria que, ao mesmo tempo reconhece e vai rompendo o mito acerca de um tema tão delicado, que é a dignidade menstrual, mostra que a gente enxerga a população em vulnerabilidade social, pessoas que menstruam em idade escolar. Quando a gente pauta a dignidade, a gente também pauta o respeito a algo que é da natureza humana. Que bom que a gente consegue debater isso em público e desmistificar esse tema para trazer mesmo essa pauta e trazer ainda mais dignidade para a população vulnerável”, comemorou a vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão.

Segundo pesquisa feita pela própria empresa Always, uma em cada quatro jovens não se sente confortável nem mesmo em falar sobre a menstruação. Mais da metade das entrevistadas (57%) afirmaram que a primeira menstruação as deixou menos confiantes. A busca por informação na primeira menstruação vem quase totalmente da mãe (79%). Ainda segundo a pesquisa, o absorvente foi considerado um produto de primeira necessidade. Sua falta, de acordo com as entrevistadas, afeta a confiança feminina. Porém, 29% das jovens revelaram não ter tido dinheiro para comprar produtos higiênicos para o período menstrual em algum momento de suas vidas. Nas classes DE, esse índice chega a 33%.

Unidades de Acolhimento – As Unidades de Acolhimento atuam conforme o que está previsto na Política Nacional de Assistência Social (2004) e na Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais (2009), oferecendo Proteção Integral e trabalhando no sentido de garantir a reinserção familiar e comunitária dos usuários acolhidos, com funcionamento 24 horas, ofertando moradia, seis refeições diárias, espaço para guarda de pertences, atendimento psicossocial com encaminhamentos para rede de serviços socioassistenciais, disponibilizando todo suporte ao usuário enquanto durar o acolhimento.

Atualmente, a rede do Recife conta com seis casas para crianças e adolescentes (Doce Lar, Acalanto, Acolher, Aconchego, Novos Rumos e Raio de Luz), quatro casas para adultos e famílias (Casa de Passagem Diagnóstica, Josué de Castro, O Recomeço e Centro de Reintegração Social-CRS), três casas para idosos (Porto Seguro, Iêda Lucena e Edusa Pereira) e um espaço  de acolhimento para situações de emergência (Abrigo Travessa do Gusmão e Abrigo Irmã Dulce).

Nenhum comentário:

Postar um comentário