terça-feira, 29 de março de 2022

Prefeitura do Recife anuncia edital para convocação de trabalhadores da educação e inaugura nova Creche Escola Municipal Caranguejo Tabaiares



Fotografias – Marcos Pastich/ PCR Imagem

Comprovando que uma das grandes prioridades da atual gestão municipal é a educação, o prefeito do Recife João Campos anunciou o lançamento de um edital de seleção simplificada para convocação de 400 profissionais que vão exercer as funções de Auxiliar de Desenvolvimento Infantil – ADI (200 vagas) e Agente de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial – AADEE (200 vagas) na  Rede Municipal de Ensino do Recife. O gestor municipal fez o anúncio durante uma outra ação para o fortalecimento da educação – a inauguração das novas instalações da Creche Escola Municipal Caranguejo Tabaiares, localizada no bairro da Ilha do Retiro, Zona Norte da cidade. A Prefeitura da Cidade do Recife (PCR) vai duplicar o número de vagas em creches até 2024.

“Estamos aqui inaugurando uma nova creche e daqui a gente faz um anúncio especial junto com o secretário Fred Amancio. No Diário Oficial de amanhã, estará publicado o início da seleção para 200 ADIs e 200 AADEEs. Com isso, a gente segue com o compromisso de fortalecer a educação infantil e fortalecer a educação especial. A gente vai fazer a contratação de mais 400 trabalhadores da educação porque, com isso, a gente possibilita que a educação do Recife seja cuidada a cada dia. É importante vocês acompanharem o processo de seleção e, todo mundo que estiver apto, pode fazer a inscrição para concorrer a essas 400 vagas. E assim a gente segue fortalecendo, a cada dia, a nossa rede”, declarou João Campos.

O objetivo da iniciativa é atender o crescente público da Educação Infantil, especialmente creches, e da Educação Especial de crianças e adolescentes com deficiência ou transtornos da Rede Municipal de Ensino do Recife. O edital com todas as informações do certame será publicado no Diário Oficial do Município nesta terça-feira (29). As inscrições também começam nesta terça-feira (29) e seguem até o dia 03 de maio. Informações e edital estarão disponíveis no endereço http://www.idib.org.br/.

A Secretaria de Educação do Recife tem realizado esforços contínuos para ampliar o acolhimento às crianças devido à demanda crescente pela procura de vagas, sobretudo em um contexto de crise econômica associada à questão da pandemia e de redução de empregabilidade, bem como encerramento de atividades de escolas privadas de pequeno porte. Apenas entre os anos de 2021 e 2022, o Recife ampliou em 14% o número total de vagas destinadas à educação infantil na cidade. A iniciativa, especialmente a contratação de ADIs, faz parte do Programa Infância na Creche, que irá investir cerca de R$ 150 milhões, ao longo de quatro anos, para a expansão de infraestrutura própria e parceria com instituições comunitárias e fortalecer a educação infantil.

Para concorrer a uma das vagas, basta ter cursado o Ensino Médio completo. Na prática cotidiana, os ADIs trabalham junto ao acolhimento, afazeres e cuidados com as crianças na educação infantil e os AADEEs atuam junto a crianças e adolescentes matriculados na educação especial, o que inclui estudantes com diferentes tipos de deficiência ou transtornos como crianças com síndrome de down, síndrome congênita do zikavírus, surdas, cegas, com hiperatividade bem como Transtorno do Espectro Autista (TEA), entre outras.

CRECHE ESCOLA CARANGUEJO TABAIARES – As obras da Creche Escola na comunidade de Caranguejo Tabaiares contemplaram a fachada, ampliação da coberta da unidade e do pátio para atividades como as crianças, além do bloco administrativo, que concentra refeitório, quatro salas de aula, lavanderia, banheiros, cozinha,  área de serviço e área para gás. Atualmente, a unidade de ensino conta com 60 estudantes matriculados, distribuídos em grupo I, grupo II, grupo III e grupo IV, envolvendo crianças de 1 a 4 anos.

De acordo com o prefeito do Recife, a inauguração da unidade, nesta segunda-feira, faz parte de um plano de expansão que vai permitir a duplicação do número de vagas em creches até 2024. “Mais uma creche que o Recife ganha dentro do programa Infância na Creche, a gente vai duplicar o número de vagas em creches em quatro anos. A de hoje é aqui em Caranguejo Tabaiares e são 60 vagas criadas e a gente segue nesse ritmo – ampliação de creches existentes, construção de novas unidades e reformas de unidades existentes. A gente tem um plano que é o maior plano da história de expansão de vagas e a gente sabe que o lugar de uma criança é dentro de uma sala de aula, por isso a gente faz esse esforço conjunto da equipe para, em quatro anos, ter 7000 vagas criadas”, afirmou ele.

“Esta é uma entrega muito importante para a Educação do Recife, principalmente quando falamos nesta etapa de creche, que é uma das maiores prioridades. Esta unidade aqui é muito importante para a comunidade de Caranguejo Tabaiares, pois, além de acolher as crianças, beneficia também os pais, que podem deixar seus filhos com tranquilidade e segurança para irem trabalhar”, pontuou o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio.

A entrega faz parte do Programa Infância na Creche, lançado pela Prefeitura do Recife no ano passado e que tem como principais objetivos ampliar a oferta de vagas em creches e qualificar a etapa da educação infantil no Recife. Graças ao compromisso assumido pela gestão municipal através do Programa para a criação de novas 7.000 vagas em creches até 2024, a cidade verá sua oferta de vagas dobrar nessa modalidade. O Programa Infância na Creche envolve quatro eixos: construção de novas unidades, ampliação de unidades já existentes, creches em parceria com instituições sem fins lucrativos e a construção de unidades em regime de Parceria Público-Privada (PPP). O programa representa o maior investimento em creches e na educação infantil da história da educação do Recife.

A pedagoga Mirela Santana, 43 anos, é mãe de Milka Santana, de 2 anos, aluna da creche. Segundo ela, a inauguração de unidades educacionais voltadas para a Primeira Infância é muito importante para que os familiares possam ir trabalhar com tranquilidade: “está sendo de suma importância essa creche para a comunidade, porque nós sabemos que tem muitas mães aqui que não tem com quem deixar os filhos e esse também é o meu caso. Minha filha tem sido bem acolhida aqui pela gestão. A diretora Lucicleide é maravilhosa, atende todo mundo bem, de forma igualitária, tem um carinho enorme com as crianças e com as mães. Estou muito satisfeita”, pontuou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário