quinta-feira, 3 de março de 2022

Prefeito João Campos vistoria limpeza de canais do Recife



 Serviço iniciado pela Prefeitura do Recife em janeiro deste ano já foi concluído em 9 canais e outros 14 estão em andamento. – Fotos: Rodolfo Loepert/PCR

Na manhã desta quarta-feira (2), o prefeito do Recife, João Campos, realizou vistoria nos serviços de limpeza dos canais do Jordão, em Boa Viagem, e Solos Cavan, na Imbiribeira. As ações têm a importante função de remover os entulhos, facilitando o escoamento das águas e prevenindo alagamentos, principalmente no período de chuvas mais intensas que se aproxima. O serviço, que é realizado todos os anos nos 99 canais que cortam a capital pernambucana, faz parte da Ação Inverno 2022 e conta com um investimento de R$ 8,5 milhões.

“Terminou a limpeza com maquinário aqui no Canal do Jordão, agora a equipe está fazendo a capinação. A gente passa nos 99 canais da cidade limpando, antes do início do inverno. A gente sempre reforça para a população nos ajudar, não jogando lixo no lugar errado. A maior parte do volume retirado dos canais é de material plástico, é de lixo que está no local errado. Então, se a gente descarta no lugar certo, a gente economiza muito; podendo utilizar em outras áreas da cidade”, declarou o prefeito durante a vistoria.

O Canal do Jordão possui 5.070 m de extensão. No ano passado foram removidas 7.142,79 toneladas de resíduos e seu leito. Neste ano, até agora foram retiradas 4.234,66 toneladas. Já o Canal Solos Cavan possui 400 m de extensão. Em 2021 foram retiradas 107 toneladas de resíduos. A ação deste ano tem início nesta quarta-feira e deve durar sete dias. Outros 14 canais estão com a ação de limpeza em andamento e nove já foram concluídos.

As intervenções englobam a retirada de resíduos sólidos do leito e a capinação e limpeza das margens dos canais, evitando assim o acúmulo de dejetos que podem prejudicar o correto funcionamento do sistema de drenagem e causar transtornos diversos à sociedade como transbordamentos e proliferação de doenças.

Neste ano, a ação teve início simultâneo em nove canais, beneficiando diversos bairros da cidade. Foram eles: Canal Ibiporã (Coque); Canal do Arruda; Canal do Parnamirim (Lemos Torres); Canal Riacho dos Macacos (Guabiraba); Canal de Areias/Rodomaia (Jardim São Paulo); Canal do Rio Jiquiá; Canal do Ibura; Canal de Guarulhos e Canal do Jordão.

Para a realização dos serviços, a Emlurb utiliza equipamentos pesados, como retroescavadeiras, escavadeiras e caminhões caçamba para o transporte do material retirado. A limpeza dos canais também é feita por meio do método convencional, com dragagem e retirada de entulho, além do sistema de barragem móvel que permite o represamento e a descarga da água dos canais, facilitando o acesso ao entulho acumulado ao longo dos cursos. Cada frente de serviço tem entre dez e quinze trabalhadores.

No entanto, para que o trabalho da Prefeitura tenha resultado, é preciso que as pessoas, principalmente as residentes nas proximidades dos canais, colaborem com a limpeza urbana respeitando, por exemplo, os horários da coleta e não jogando lixo nas vias e beira de canais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário