quarta-feira, 9 de março de 2022

PCR descentraliza serviço de proteção à mulher vítima de violência com entrega do novo SER Clarice Lispector



Fotos: Rodolfo Loepert/PCR

Oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, o 8 de março, Dia da Mulher, foi criado para lembrar um conjunto de movimentos no final do século 19 contra as péssimas condições de trabalho às quais as mulheres eram submetidas. Hoje, para marcar a data, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria da Mulher, inaugurou mais um equipamento voltado para o acolhimento e orientação das mulheres em situação de violência doméstica e sexista, o Serviço Especializado e Regionalizado – SER Clarice Lispector, localizado no Ipsep, e entregou à população duas novas viaturas e uma nova unidade da Brigada Maria da Penha. O prefeito do Recife João Campos realizou as entregas logo após participar da segunda edição da roda de conversa Cirandelas no Teatro do Parque.

“Hoje, dia 8 de março, a Prefeitura do Recife dá um passo importante. Um sonho de muitos anos de ter um Serviço Especializado Regionalizado. A gente faz a primeira inauguração de um centro, numa área específica da cidade, para acolhimento das mulheres em situação de violência desse território. Então esse foi um compromisso nosso, construir um centro 24 horas, que nós fizemos no ano passado; e agora começar uma rota de expansão, colocando nas regiões da cidade, sobretudo naquelas que apresentam os piores indicadores de violência, um centro especializado e regionalizado para fazer o acolhimento da mulher em situação de violência”, declarou o prefeito.

“Aqui a gente tem todo o serviço especializado, então tem advogadas, psicólogas, assistentes sociais, uma equipe treinada da secretaria da Mulher para fazer o acolhimento e o acompanhamento. A gente sabe da dificuldade de uma mulher em situação de violência, de fazer uma denúncia, então o papel do estado e da Prefeitura é garantir toda a proteção necessária e dizer que tenha força e conte com a gente, porque a partir do momento que ela procurar o Centro Clarice Lispector, vai ter uma equipe ao lado para garantir que o agressor seja preso e não vamos mais admitir isso na nossa cidade”, complementou ele.

Já a vice-governadora de Pernambuco, Luciana Albuquerque, lembrou que a metade do secretariado da gestão municipal é formado por mulheres, o que contribui para os avanços na promoção de políticas públicas que gerem equidade de gênero. “A própria Clarice Lispector tem um poema que diz que mais do que palavras o que importa é a atitude e o gesto. E João Campos, como prefeito, demonstrou ser um feminista convicto, na medida em que fez uma grande inovação no Brasil ao colocar a metade do seu secretariado formado por mulheres, demonstração de vontade política e de convicção”, comentou ela na ocasião.

O SER Clarice Lispector, localizado na Av. Recife, nº 3585, Ipsep, vai acolher mulheres em situação de violência, através de uma equipe multidisciplinar formada por duas assistentes sociais, duas advogadas, duas psicólogas, duas educadoras sociais e vai funcionar das 7h às 19h, de segunda a domingo. Nos finais de semana o local funcionará em sistema de plantão. O equipamento dispõe de sala para o atendimento de serviço social e atendimento jurídico, pelas assistentes sociais e advogadas; sala para o atendimento psicológico; uma sala para o acolhimento emergencial à mulher em atendimento cuja situação demande maior tempo de permanência no equipamento, além de sala para a coordenação do equipamento, recepção, copa e sanitários.

“8 de março é um dia de celebrar as conquistas das mulheres e é um dia de reafirmar os nossos avanços até a gente conseguir pavimentar a estrada da igualdade entre homens e mulheres. E a face mais cruel dessa desigualdade é a violência contra a mulher, todas as formas de violência. Então hoje o prefeito e a gestão estão de parabéns por estarem entregando esse centro regionalizado de atendimento às mulheres vítimas de violência. É um sonho realizado, ter esse serviço perto das mulheres”, afirmou a secretária da Mulher do Recife, Glauce Medeiros.

Já a Brigada Maria da Penha vai ampliar sua capacidade de atendimento, que antes era composto por uma unidade, com oito guardas municipais, passando para 2 unidades com 12 brigadistas no total, sendo 3 guardas por viatura. Criada através da Lei 18.426/17, a BMP tem como atribuições apoiar e acompanhar a equipe técnica do Centro de Referência Clarice Lispector na realização de suas atividades internas e externas junto às mulheres em situação de violência, tais como, oitivas nas delegacias, audiências judiciais, acompanhamento em delegacia, IML, visitas domiciliares e em ações pedagógicas relacionadas ao enfrentamento à violência e à disseminação da Lei Maria da Penha. Em 2021, a brigada realizou 6.641 rondas e 741 monitoramentos remotos, por meio de ligações, rondas nas imediações das residências de mulheres com medidas protetivas e visitas domiciliares.

“A gente entrega hoje duas viaturas para a patrulha da Maria da Penha da Guarda Municipal, com isso a gente consegue duplicar a capacidade da patrulha. Também era um sonho antigo, aumentar a atuação da Guarda Municipal na área da Maria da Penha, aumentando a infraestrutura e a capacidade de acolhimento. A gente viu que, com a pandemia, os indicadores de violência e de violência doméstica cresceram muito e a gente tem que entregar soluções. Então aumentando a patrulha, entregando novos centros, a gente garante que, aqui no Recife, o agressor não tem vez”, destacou o gestor municipal João Campos.

Centro de Referência Clarice Lispector – Além do novo centro, a Prefeitura do Recife dispõe do Centro de Referência Clarice Lispector, um dos pioneiros do país no atendimento a mulheres em situação de violência doméstica e sexista. Em 2021, o local passou a funcionar na Rua Silva Ferreira, nº 122, no bairro de Santo Amaro, 24 horas, todos os dias da semana e conta, com espaço para o abrigamento emergencial de usuárias em atendimento, acompanhadas ou não de filhos.

O equipamento também teve seus serviços de acolhimento e atendimento às mulheres em situação de violência doméstica ampliados, passando a funcionar também nas salas da Mulher, nos Compaz Eduardo Campos, Ariano Suassuna e Dom Helder Câmara. Na pandemia do novo coronavírus, o Centro Clarice Lispector passou a oferecer um serviço de WhatsApp 24 horas (81 99488.6138), facilitando o acesso de mulheres que poderiam estar confinadas em casa com homens agressores e não tinham como chegar ao serviço.

No ano passado, o Centro de Referência Clarice Lispector, além das unidades descentralizadas nos Compaz Eduardo Campos, Ariano Suassuna e Dom Helder Câmara realizou aproximadamente 11 mil atendimentos distribuídos em primeiro atendimento, atendimento psicológico, jurídico, social, Liga Mulher, Whatsapp 24h, entre outros.

Cirandela – Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura do Recife também promoveu, na manhã desta terça-feira (8), no Teatro do Parque, a segunda edição da roda de conversa Cirandelas. Foi um encontro para promover reflexões sobre as conquistas das mulheres e os avanços ainda necessários para garantir a presença feminina em todos os espaços. Além disso, foram realizadas atividades de autocuidado, autoconhecimento e apresentações artísticas.

“Hoje é um dia especial, cheio de significados, sobretudo para quem está na luta no dia a dia no serviço público. Fazendo uma retrospectiva, lembro que, ainda disputando a eleição, discutimos os desafios que viriam pela frente, e pensamos em como o Recife poderia ter a sua marca de coragem e ousadia com compromissos que não são vistos pelo Brasil a fora com frequência. Naquele momento, firmamos o compromisso de que metade das posições de liderança da nossa gestão seriam lideradas pelas mulheres”, lembrou João Campos durante o evento. “Um compromisso sério, inovador, relevante. Fiquei muito feliz pela realização, e isso pode ser também um símbolo. Mas a parte simbólica é acessória. Hoje eu digo que a parte efetiva, de como isso melhora o ambiente de trabalho, a integração entre a equipe, o pertencimento e a qualidade da entrega para a cidade, é a parte que não tem preço”, acrescentou ele.

Para a vice-prefeita Isabella de Roldão, o 8 de março é dia de reflexão e luta. “Eu tenho um filho homem e duas meninas. E a nossa maior luta e insistência é que as nossas meninas possam tanto quanto os nossos meninos já nascem podendo. Isso faz com que a gente insista e persista para que esse 8 de março seja simbólico não apenas pelas flores, pelos chocolates e pelos parabéns, mas que seja de reformulação de uma política que não pode continuar sendo construída apenas por eles achando que atinge a todas e todos”, disse ela. A vice-prefeita ressaltou também a importância das ações da gestão municipal: “lembramos do Ciclo de Cuidado, uma reafirmação de respeito às pessoas que menstruam. Essa gestão plural lançou também a preparação para o pré-natal, entendendo que a Primeira Infância começa na gestação”, acrescentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário