sábado, 12 de março de 2022

Obras dos novos quiosques da orla do Recife são iniciadas



Foto: Rodolfo Loepert/

A prefeitura do Recife iniciou as obras dos novos quiosques da orla de Boa Viagem e Pina, na Zona Sul. O Executivo Municipal investirá cerca de R$ 8,6 milhões na construção das novas estruturas.

As obras serão realizadas conforme o projeto aprovado pela Associação dos Barraqueiros de Coco do Recife (ABCR), ainda em novembro do ano passado. As obras dos novos quiosques estão sob a coordenação geral do Gabinete de Projetos Especiais e contam com a parceria da Secretaria de Política Urbana e Licenciamento.

A obra foi iniciada com a preparação do canteiro de obras e o isolamento dos seis primeiros quiosques que serão demolidos para dar lugar às novas estruturas. A orla conta com 60 espaços e o plano prevê a intervenção em 10 etapas, ao longo de aproximadamente um ano, com obras acontecendo simultaneamente em seis quiosques por vez. Assim, os seis primeiros isolados para início das obras são os que estão em estado de conservação mais precário, seguindo a direção Boa Viagem/Centro do Recife.

Os novos quiosques terão tamanho padrão de 39,8 metros quadrados de área coberta, sendo 12,14 metros quadrados de área interna – maiores que as estruturas atuais.

“A ideia do projeto é realizar a transição entre o ambiente natural da praia e o construído – calçadão e avenida – mantendo aspectos de segurança, durabilidade, manutenção, funcionalidade e acessibilidade. O sistema de lajes de concreto de alto desempenho vai garantir segurança e durabilidade aos quiosques, além de facilitar a manutenção. A acessibilidade está contemplada no projeto – os equipamentos têm previsão de balcão acessível para atendimento de cadeirante”, alega a prefeitura em uma nota.

O projeto terá identidade recifense, com a preservação da herança arquitetônica, da memória urbana e da cultura popular da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário