terça-feira, 22 de março de 2022

MPPE concede ao Jaboatão dos Guararapes o selo Município Compromissado com a Segurança Pública



Foto: Chico Bezerra/PJG

Jaboatão dos Guararapes recebeu, nesta segunda-feira (21), o Selo Município Compromissado com a Segurança Pública, concedido pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE). A entrega ao prefeito Anderson Ferreira foi feita pelo procurador-geral de Justiça, Paulo Augusto de Freitas Oliveira, em solenidade realizada na sede do órgão, em reconhecimento ao cumprimento dos eixos e metas estabelecidas pelo projeto Cidade Pacífica. O projeto tem por objetivo envolver as cidades em um trabalho de parceria, por meio de ações e programas, com foco na redução dos índices de criminalidade. Jaboatão foi o primeiro município de Pernambuco a receber o certificado em 2022.

“Nossa gestão cumpriu todas as metas estabelecidas e agora teve seu desempenho avalizado pelo Ministério Público. Esse selo mostra que Jaboatão vem fazendo a sua parte, construindo caminhos que dão oportunidade às pessoas em situação de vulnerabilidade social, em áreas como educação, esportes e emprego. Também intensificamos as fiscalizações e as ações de orientação em locais considerados de risco. É gratificante saber que estamos fazendo algo que está impactando positivamente na vida das pessoas. Além do reconhecimento do MPPE, o selo nos incentiva a avançar mais, porque o compromisso da nossa gestão é proporcionar uma melhor condição de vida para a população”, disse Anderson Ferreira.

“Jaboatão se soma à iniciativa do Ministério Público, através do projeto Cidade Pacífica, ao cumprir os requisitos para receber o selo de Município Compromissado com a Segurança Pública. Esse é um projeto que foi pensado no envolvimento dos municípios porque todos têm um papel importante nas ações preventivas”, disse o procurador geral Paulo Augusto. Coordenador do projeto no MPPE, o promotor de Justiça Luiz Sávio Loureiro ressaltou que, além do cumprimento dos eixos e metas, Jaboatão avançou em outras áreas, a exemplo da criação do IPTU Verde, que também colabora para um ambiente saudável para a população. “Houve um compromisso de Jaboatão de contribuir com a redução da criminalidade”, acrescentou.

Um dos eixos do Projeto Cidade Pacífica é a iluminação pública, cujo objetivo é passar a sensação de mais segurança nas ruas. Jaboatão investiu na instalação de nove mil pontos de LED e, até o final de 2023, todos os pontos do município terão a tecnologia. Outra ação bem-sucedida tem sido a fiscalização em bares, restaurantes e similares, como as operações Sossego, Bar Seguro, Convivência, Flexibilizar e Integrada Cidade Segura.

Outro eixo cumprido pelo município foi o Pacificando Escolas, com a criação do Fórum de Educação, que garante a interação entre a Guarda Municipal e os gestores das unidades escolares. São prestadas orientações e os pais são ouvidos, sempre com foco na redução da violência. Ainda no campo da juventude, a prefeitura criou o programa Jaboatão Através do Esporte, dirigido aos estudantes da rede municipal, em parceria com academias de ginástica, entre outras modalidades esportivas, com apoio de entidades filantrópicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário