quinta-feira, 10 de março de 2022

João Campos faz abertura de evento internacional sobre o futuro das cidades no Recife



Foto: Rodolfo Loepert

O prefeito do Recife João Campos participou da abertura do I Seminário Conexão Cidades e Transição, realizado pela Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES), no auditório do Centro Cultural Cais do Sertão, no Bairro do Recife, na tarde desta quarta-feira (9). A proposta do evento, que está sendo realizado no formato híbrido, é debater as vulnerabilidades das infraestruturas urbanas e as consequências da pandemia, e, dessa forma, projetar uma visão de futuro para a construção e reconstrução de ambientes menos vulneráveis.

“A gente fica muito feliz em ver a ARIES com uma atuação efetiva e sólida na cidade e podendo construir um espaço de debates sobre as cidades, não só sobre o Recife. Num seminário desse tamanho, com representantes internacionais, isso tem um significado muito grande. A capacidade de escuta, a capacidade de formulação e cocriação é algo necessário. A gente não pode achar que as potencialidades da cidade ou os problemas da cidade pertencem apenas à Prefeitura. A Prefeitura tem a sua parcela de responsabilidade, mas ninguém resolve sozinho, da porta pra dentro da Prefeitura. A gente só cresce, melhora e transforma se a gente consegue mobilizar as pessoas”, declarou João Campos no evento. “Então quando a gente fala de um plano como o Recife 500 anos que tem uma estrutura forte mas também a leveza de poder se modernizar, se transformar e estar em movimento até que sejam completados os 500 anos, pra gente é algo muito importante”, acrescentou.

Já a vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão, lembrou que a sustentabilidade é um dos temas a serem discutidos durante o seminário, e que trata-se de uma temática urgente. “Parabenizo a ARIES por trazer a necessidade de discutirmos a transição dessa sociedade, transição hoje provocada por um fenômeno que aterrorizou a humanidade. O Recife hoje já dá o exemplo de que sem paridade de gênero não há sustentabilidade, saiu na frente. E esse seminário também traz a temática da sustentabilidade, pois não há como a gente manter a vida humana na terra, de forma plena, se a gente não retomar a conexão com a natureza”, disse ela.

Na abertura do I Seminário Conexão Cidades e Transição, o presidente da ARIES Marcos Baptista e o arquiteto e urbanista, presidente do Conselho da ARIES, Francisco Cunha, entregaram o primeiro exemplar da 2ª edição atualizada do Plano Recife 500 anos ao prefeito João Campos. “Esse livro foi e é um dos direcionamentos estratégicos da sua gestão, então eu acho que a gente cumpre o papel quando o torna esse norte para o setor público, e a sociedade toda deve seguir para a gente ter a cidade que a gente precisa em 2037”, comentou Marcos Baptista.

O seminário antecede as comemorações dos 485 anos do Recife, comemorado no próximo sábado (12). Especialistas do Brasil e exterior vão participar de painéis temáticos que abordam temas como infraestrutura, gestão, pedagogia urbana e o futuro das cidades no pós-pandemia Covid-19, além de estudos de caso e lançamento de livro. “Eu quero agradecer a participação, a presença e a contribuição de todos, organizadores, participantes e palestrantes. É uma satisfação enorme para a ARIES realizar esse evento num momento tão crítico quanto o que estamos vivendo. Estamos diante de uma realidade completamente nova. Se a urbanização já é um grande desafio da humanidade, o que dizer da urbanização depois de uma situação sanitária dessa que vivemos ainda”, disse Francisco Cunha na ocasião.

O evento começou hoje (9) e segue até sexta-feira (11). Além de João Campos, também participaram da abertura do evento, Isabella de Roldão, vice-prefeita do Recife; Ana Paula Vilaça, chefe do Escritório Centro;  Leonardo Bacelar, secretário de Política Urbana e Licenciamento do Recife;  Rafael Dubeux, secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife; Murilo Cavalcanti, secretário de Segurança Cidadã do Recife;  Marcos Baptista, presidente do ARIES;  Francisco Cunha, arquiteto e urbanista e presidente do Conselho da ARIES;  Roberto Muniz, membro do conselho administrativo da ARIES e Ole Bouman, palestrante historiador, escritor, curador alemão-holandês em arquitetura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário