quarta-feira, 2 de março de 2022

FILIG participa da abertura do ano letivo em Garanhuns



Garanhuns inicia nesta quinta-feira (03/03) o ano letivo 2022 da rede municipal de ensino. E nesta solenidade será apresentada a programação da sexta edição do FILIG – Festival Internacional de Literatura Infantil de Garanhuns que, devido à pandemia volta a ser realizada após dois anos. Este ano, o Festival terá como tema “Muito Além das Fadas” e será realizado de 1º a 3 de abril, em formato híbrido. Até lá, serão promovidas outras atividades, como caravanas e seminários.

A solenidade de abertura do ano letivo de Garanhuns, direcionada aos professores da rede municipal, será realizada em três horários: às 9h, às 14h e às 19h. Em cada um deles, Camila Bandeira, diretora da Proa Cultural, e Luciano Pontes, curador do FILIG, farão uma apresentação do que o Festival vai proporcionar ao público nos dias que antecedem o início da programação oficial. Também será realizada uma mediação de leitura com Yalle Feitosa, professora de Artes do CPC Sesc.

Em um momento simbólico, serão entregues ao prefeito Sivaldo Albino e à secretária de Educação, Wilza Vitorino, os kits de livros do acervo do FILIG às escolas do município. “Estamos muito felizes de poder retomar nosso Festival, após uma pausa durante a pandemia, e voltar a contribuir com a educação da cidade por meio do fomento à leitura e acesso ao livro e à literatura infantil, com as ações formativas para professores, doação de acervo e programação ao longo dos próximos meses”, comenta Pietra Costa, da Ferreira Costa, idealizadora do projeto junto com a Proa Cultural.

O evento que marca o início das aulas na cidade também simboliza o começo das atividades do Festival. Já em março, o FILIG vai realizar seminários com professores, mediadores de leituras e demais interessados nessa prática e caravanas nas escolas municipais. A programação continua até abril, quando acontece o evento. “Estudamos com muito cuidado o formato para que mantenhamos a segurança em todas as atividades e a qualidade delas. Acreditamos que será uma edição muito rica, mais ampla e inclusiva”, comenta Camila.

FILIG – o Festival Internacional de Literatura Infantil de Garanhuns é um projeto idealizado pela Ferreira Costa, patrocinadora do evento, em parceria com a Proa Cultural. Conta com o apoio da Secretaria de Educação de Garanhuns, SESC e UFAPE – Universidade Federal do Agreste de Pernambuco, e realização do Ministério do Turismo – Secretaria Especial de Cultura, via Lei de Incentivo à Cultura. Desde 2014, vem realizando ações sistemáticas, em consenso com a Secretaria Municipal de Educação, com o objetivo de contribuir com a formação de novos leitores e para a transformação de Garanhuns em uma cidade leitora. As atividades, que são planejadas a cada ano, têm um tempo de maturidade para trazer resultados mais concretos, embora já seja perceptível a mudança de atitude de alguns professores em sala de aula e os momentos de leitura sendo mais valorizados pelas crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário