quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

Embarque Digital está no centro do plano de desenvolvimento do Recife e do Porto Digital



Foto: Rodolfo Loepert/PCR

Durante a apresentação do faturamento do ano de 2021 do Porto Digital, na tarde desta quarta-feira (23), no auditório do Apolo 235, o programa Embarque Digital foi lembrado pelo prefeito João Campos, pelo presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, e por um dos fundadores do parque tecnológico, o professor Silvio Meira. O Embarque Digital, desenvolvido pela Prefeitura em parceria com o Porto Digital, tem como objetivo a formação de jovens egressos da rede pública na área de tecnologia, melhorando a empregabilidade destes e impactando a economia do polo tecnológico. Na ocasião, o gestor municipal também parabenizou toda a equipe do Porto Digital, pois o parque registrou um aumento de quase 29% no faturamento do ano passado em relação a 2020, além de um aumento de 56% no número de colaboradores, registrado entre 2018 e 2021.

“Hoje é um dia de grande alegria, quando a gente olha o balanço do Porto Digital, do exercício de 2021, vê um crescimento importante tanto de faturamento quanto de mão de obra, de geração de emprego. Quando a gente olha os últimos três anos, vê quase 100% de crescimento do faturamento e quase 50% na geração de emprego. Isso mostra que o Porto Digital cresceu e cresceu muito e cresceu com produtividade, aumentando o faturamento e a geração de emprego”, comentou o prefeito do Recife na ocasião.

“Para a gente, que faz parte dessa construção, que lançamos o maior programa da história do Porto Digital que é o Embarque Digital, a gente sabe que daqui a três anos haverá mais de 2 mil jovens recifenses formados na área de tecnologia. Isso vai mais do que duplicar o número de formados na cidade. E com isso, os números que já são grandes, serão ainda maiores. É um movimento de arrasto que a gente faz para garantir que o Recife se consolide como a grande capital da tecnologia brasileira. Quero parabenizar todos os que fazem o Porto Digital”, complementou João Campos.

Sobre a importância do programa Embarque Digital para a continuidade do crescimento do parque tecnológico e do desenvolvimento da cidade, o presidente do Porto Digital disse que o impacto vai ser tão grande que os desafios serão outros, bem diferentes dos atuais. “Prefeito, você ter abraçado o Embarque Digital significa muito para a gente. Esse crescimento acentuado que a gente tem tido vai ser acelerado daqui a dois anos e nós vamos ter outro tipo de problema como infraestrutura, muitas empresas chegando, porque é bom mudar de problema. Se Recife hoje já é a cidade brasileira com a maior quantidade per capita de estudantes de tecnologia, daqui a dois anos, o gráfico já vai estar diferente. E hoje é a matrícula do Embarque Digital. E a primeira colocada no programa é uma mulher negra”, disse ele.

Silvio Meira também reforçou o potencial do programa durante o encontro. “O Embarque Digital é absolutamente essencial. Cada pessoa que se formar no Porto Digital, isso vai retornar, diretamente, pelo ISS, à Prefeitura, o valor que custou para formar aquela pessoa. Certamente, é um dos programas de formação de capital humano mais baratos até porque tem retorno garantido, imediato, para as pessoas que vão ficar trabalhando no Porto Digital”, afirmou.

O Porto Digital faturou R$ 3,67 bilhões em 2021, crescimento de 28,6% em relação a 2020. FindUp, Insole e Mesa foram as empresas embarcadas que registraram o maior crescimento no ano. Entre as que mais faturaram estão: Accenture, Acqio, Avanade, Avantia, CESAR, FITec, Globo Nordeste, Insole, Neurotech e Tempest.

Nenhum comentário:

Postar um comentário