quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

Bike PE recebe novas bicicletas

O BikePE, projeto de compartilhamento de bicicletas realizado pela Tembici em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Pernambuco (Seduh), recebeu nesta quarta-feira (02) 60 novas bikes que se somam a outras 800 já em utilização nas 90 estações instaladas na Região Metropolitana do Recife.

O número será ainda maior até o final de abril, quando outras 100 bicicletas devem ser incorporadas ao sistema. As 60 novas bikes serão alocadas na região central do Recife, contemplando os bairros de Santo Amaro, Santo Antônio, Boa Vista e Recife Antigo. De acordo com a demanda e dentro da própria característica do serviço, os novos equipamentos podem atender outras localidades do Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes.

“É uma ação que dialoga com as ações que vêm sendo tomadas por prefeituras como a do Recife, que vem ampliando a malha cicloviária da cidade”, explicou o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Tomé Franca. “O objetivo é melhorar o acesso ao serviço possibilitando mais viagens e mais conforto para o usuário do BikePE”, concluiu.

“Estamos dialogando com prefeituras para levar o projeto a outros municípios, ajudando a construir cidades mais democráticas, humanas e sustentáveis. Nesse sentido, a bicicleta é um modal importante que precisa ser estimulado e integrado a outros modais do transporte público”, afirmou a secretária executiva de Políticas Urbanas, Simone Osias.

Importância das bikes compartilhadas

As laranjinhas, que já registram mais de 3 milhões de viagens no sistema, vêm contribuindo desde 2014 com a mobilidade da cidade e melhores condições de deslocamento das pessoas, levando  Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes para o caminho das cidades inteligentes. Além disso, 360 toneladas de CO2 foram evitadas, sendo que para cada tonelada é necessário o plantio de aproximadamente sete árvores.

Mudanças na rotina, alterações climáticas, alta dos combustíveis, importância de investir na qualidade de vida, além de diversos fatores de espaço público são motivos que têm levado as pessoas a repensarem os seus hábitos e gastos mensais, sendo o transporte um custo relevante nesta composição. 

Um levantamento realizado pela Tembici, no Recife, trouxe dados relevantes que reforçam o aumento do interesse e da aderência das pessoas ao uso da bicicleta. A pesquisa mostrou que 56% dos entrevistados passaram a pedalar mais desde o início da pandemia e 88% querem utilizar ainda mais o modal em 2022.

A Tembici é a empresa líder de micromobilidade na América Latina, responsável por mais de 60 milhões de deslocamentos com bicicletas nas principais cidades brasileiras, como Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Recife, Porto Alegre e Brasília, além de Santiago, no Chile, e Buenos Aires, na Argentina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário