quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

Prefeitura do Recife reforça cuidado e manutenção da cidade com o Programa Tá Aprumado



 Iniciativa vai transformar pontos de acúmulo de lixo em espaços de convivência, realizando também ações de manutenção, pintura, capinação, sinalização de vias e substituição dos gelos baianos. Nesta quarta-feira (26), João Campos fez o lançamento do programa com a entrega da revitalização da praça e da Academia da Cidade da comunidade Chié

A Prefeitura do Recife iniciou, nesta quarta-feira (26), o Programa Tá Aprumado, que tem o objetivo de reforçar as ações de zeladoria na cidade e se divide em dois eixos: recuperação de áreas degradadas e integração dos serviços de zeladoria. A iniciativa já tem atuado na transformação de espaços públicos, antes usados como pontos de acúmulo de lixo, em espaços de convivência, e realizará também ações de manutenção, pintura, capinação e sinalização, bem como a substituição dos gelos baianos por soluções definitivas. Haverá atividades socioeducativas, plantios e intervenções artísticas nas áreas beneficiadas. O prefeito do Recife João Campos fez o lançamento do programa nesta quarta, ao realizar a entrega da praça e do espaço da Academia da Cidade revitalizados na comunidade Chié, no bairro Campo Grande.

“Hoje a gente dá um passo importante com o cuidado da cidade, o lançamento do Tá Aprumado. Aqui é o início do programa, a gente começa aqui pelo Chié. O Tá Aprumado tem duas frentes importantes. A primeira é a integração dos serviços de zeladoria da cidade, então a gente vai fazer a coordenação para ter essa integração entre eles: pintura, capinação, varrição, manutenção de vias e calçadas, tudo isso está de forma integrada. E o segundo eixo é a gente poder construir soluções para pontos de descarte irregular de lixo e pontos degradados da cidade. A gente tem mapeado mais de 300 pontos desses na cidade”, esclareceu João Campos. “A gente está falando daqueles pontos junto a grandes avenidas, ou junto a praças e esquinas onde tem volume de lixo, de metralhas, de entulhos que estão em local irregular. Então a gente faz ação socioambiental, conversando com a comunidade, discutindo quais as soluções que devem ser construídas e em seguida vem a equipe de engenharia para fazer a realização – colocar uma praça, um banco, colocar uma árvore, pintar a área. A Prefeitura está fazendo, mas se todo mundo colocar o lixo no local adequado, a gente economiza um bocado”, complementou.

Na ocasião, foi entregue a ação de maior vulto do programa até o momento: a revitalização da praça e da Academia da Cidade na comunidade do Chié, no bairro de Campo Grande. As intervenções realizadas envolveram a recuperação e pintura da pista de cooper, dos brinquedos (gangorra, trepa trepa, escorrego) e dos mobiliários urbanos. As crianças também ganharam jogos e brincadeiras através dos desenhos lúdicos feitos no piso, além de uma nova área de convivência onde foi construído um quiosque com rampa acessível, bancos e mesas, com espaço para cadeirantes.

Para a presidente da Associação Comunitária dos Moradores da Ilha do Chié, Conceição Duarte, 48 anos, as mudanças realizadas no local contribuem para a autoestima de cada um e cada uma que vive na localidade. “A partir da requalificação que foi feita na nossa Academia da Cidade, nós começamos a perceber que a comunidade passa a ter uma melhor qualidade de vida. Nós temos um dos cartões postais mais bonitos do Recife. As crianças têm aproveitado bem, assim como os idosos e adultos. Na Academia da Cidade, tem ginástica todas as manhãs e noites. As pessoas tem se deliciado, ficou muito bonito, e a comunidade só tem que valorizar”, comentou ela.

Na ocasião, Conceição Duarte recebeu um certificado como responsável pela manutenção do espaço da comunidade. “Eu me sinto muito gratificada porque isso demonstra o compromisso da gestão com as pessoas que ajudam a melhorar os espaços que nós temos. Então estamos muito empenhadas aqui na comunidade em contribuir com o que a Prefeitura tem feito. Esperamos que essa possa ser uma das milhares requalificações e melhoramentos que a gente possa trazer para o Chié junto ao prefeito João Campos”, disse ela.

As melhorias são fruto de um investimento de R$ 200 mil e incluem também construção de estacionamento em piso de blocos intertravados, remoção do ponto crítico de lixo, ação socioambiental e instalação de papeleiras. A pista de skate foi recuperada, incluindo a manutenção, drenagem e pintura da mureta. Já as quadras poliesportivas ganharam novo alambrado, com recuperação e pintura do piso e das muretas. A área verde cresceu, ganhando novos canteiros com árvores e mudas ornamentais, e os sanitários da Academia da Cidade foram pintados.

Desde a primeira quinzena deste mês, quando as ações do Tá Aprumado foram iniciadas em formato piloto, foi possível realizar 40 ações voltadas para a resolução de pontos críticos de lixo e de retirada de gelo baiano.  A expectativa do programa é intervir em 300 áreas da cidade até o fim de 2022.

O Programa Tá Aprumado é fruto de uma ação conjunta e multisetorial da Prefeitura do Recife, envolvendo a Secretaria de Infraestrutura, por meio da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) e da Secretaria Executiva de Inovação Urbana (Seiurb); a Secretaria de Política Urbana e Licenciamento, por meio da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU); e a Secretaria de Planejamento, Gestão e Transformação Digital (SEPLAGTD), que coordena o programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário