quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

André Longo confirma a necessidade de novas ações de restrições para evitar um colapso no sistema de saúde no estado



O secretário de Saúde Estadual de Pernambuco, André Longo, prestigiou a posse do novo presidente do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) gestão 2022/2023, Ranilson Ramos, que aconteceu na manhã desta segunda-feira (10), no auditório do Ministério Público de Pernambuco. André relatou na Rede Pernambuco de Rádios sobre a importância da instituição, e a contribuição ativa durante o combate à epidemia do coronavírus, ajudando o executivo no esforço do processo de combate a covid-19. “A gente acredita que com Ranilson o Tribunal vai manter a linha como tem mantido. De cobranças, mas também com o processo de orientação, que qualifica a administração pública”, disse. “O Tribunal tem nos ajudado nesse processo de acompanhamento com participação ativa no controle externo que contribui e ainda contribuiu para que Pernambuco tenha destaque [...], no enfrentamento à pandemia”, frisou.

O secretário confirmou a necessidade de novas restrições no Plano de Convivência com a doença para conter o avanço da Influenza e da Covid-19. “Fomos surpreendidos por uma epidemia de influenza dentro da pandemia da covid-19. O grande volume de casos, uma velocidade muito grande do acometimento da população levou a uma sobrecarga aguda no sistema de saúde”, destacou.

Pernambuco tem a maior rede de terapia intensiva e de enfermarias de todo Norte, Nordeste e Centro-Oeste, com a maior quantidade de leitos disponíveis para tratar esse tipo de paciente.

O que preocupa as autoridades é o número de pessoas que ainda não estão com o esquema vacinal completo. Segundo Longo, cerca de um milhão de pernambucanos não estão vacinados. “Essas pessoas de certa forma estão mais vulneráveis [...]. O que pode gerar uma nova sobrecarga no sistema de saúde”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário