segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

Professores da rede municipal reclamam da falta de diálogo da prefeitura de Caruaru e cobram pagamento do piso nacional



O fim de semana foi marcado por um protesto dos professores da rede municipal de ensino de Caruaru. De acordo com a professora Edima Verônica Morais, várias são as reivindicações.

“Diante da falta de diálogo da gestão por meio da secretaria de Educação, de forma coletiva os professores iniciaram um movimento para exigir o repasse do piso salarial no valor de 12,84%, referente a janeiro de 2020, bem como retrata o pagamento retroativo desse valor. Portanto esse reajuste é anterior a lei complementar que proíbe o aumento, ajuste ou adequação dos salários dos servidores públicos. Exigimos também um concurso público para tentar diminuir os problemas referentes ao grande número de professores contratados na cidade de Caruaru com salários bem abaixo do justo que devem ser pagos à categoria”, disse.

Ela ainda disse que os problemas do Caruaruprev precisam ser resolvidos. “Exigimos o rateio das sobras do Fundo Nacional da Educação Básica, o FUNDEB, bem como a transparência sobre o uso dessa dessa verba. É bom lembrar que cidades bem menores que Caruaru já fizeram esse pagamento aos professores e o TCU orienta que agora em janeiro de 2022, 31,3% seja o reajuste, ou seja, o valor do reajuste do piso salarial dos professores. Isso para tentar diminuir as perdas salariais que essa categoria vem sofrendo ao longo dos anos. Outra questão que está em pauta é em relação a progressão de carreira em relação a elevação de nível e de classe, que seja feita de forma automática”, reclamou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário