segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

O ESTADO É O OPRESSOR, O ESTADO É O VIOLADOR, O ESTADO É O PATRIARCADO!

Em tempos de retrocessos, retirada de direitos e ascensão do fascismo e da extrema direita, o governo de Paulo Câmara (PSB) se mostra alinhado às necropolíticas de Jair Bolsonaro. Com os números de feminicídios/transfeminicídios e VCMs aumentando a cada dia, e todo o quadro de violência e violação de Direitos Humanos dentro dos presídios (Pernambuco tem a terceira maior taxa de superlotação carceraria do Brasil), além da crescente miséria amargada pela população pernambucana, o governo do Estado de Pernambuco revela sua face machista, racista, LGBTQIA+fóbica a cada dia.

 No último dia 09 de dezembro, veio a público o apelo por justiça de Maria Eduarda de Carvalho, ex-companheira do sr. Pedro Eurico, que somente após 25 anos de violências, 10 boletins de ocorrências, medida protetiva e toda forma de apagamento do quadro de violências sofridas por esta mulher, ganha visibilidade. O fato, mostra não apenas como o patriarcado nos trata, mas também como o Estado age como opressor. O agressor estava como Secretário de Justiça e Direitos Humanos do Estado de PE, que não se posicionou como deveria, exonerando do cargo, demitindo e responsabilizando-o. O violador teve todo tempo e liberdade para escolher seu futuro, pedindo afastamento do cargo e sua própria demissão. Não bastando a conivência de quem deveria defender as vítimas de violência, o governo de PE ainda nomeia o advogado de defesa do agressor como seu sucessor, revelando o descaso com as mulheres violentadas.

Nós, organizaçoes e movimentos que compõe a campanha contra o feminicidio - Levante Feminista de Pernambuco,  juntes com diversos outros movimentos e sociedade civil, iremos realizar um ato em solidariedade à Maria Eduarda de Carvalho, ex-companheira do Sr. Pedro Eurico, que recentemente denunciou publicamente todas as agressões sofridas durante seus 25 anos de relacionamento.

Assim como Maria Eduarda de Carvalho, milhares de mulheres cis trans e travestis sofreram ou sofrem com a violência doméstica no Brasil que ocupa a quinta posição no ranking mundial de feminicídios, líder mundial em transfeminicídios e foi agravada durante a pandemia. Em Pernambuco especificamente foi um dos estados que apresentou uma forte crescente nos casos de violência contra todas as mulheres nos últimos 10 anos.

Enquanto movimento feminista, que atuamos no combate a todos os tipos de violência contra as travestis, mulheres trans e cis, repudiamos qualquer ato de violência de gênero e exigimos que todas as providências sejam tomadas em proteção à Maria Eduarda. Cobramos que o Sr. Pedro Eurico, que ocupava o cargo de Secretário de Justiça e Direitos Humanos no Estado de Pernambuco, seja responsabilizado por todas as violências e omissões cometidas.

Em solidariedade e para exigir o fim da violência, nos encontraremos às 16:00, na próxima segunda (13), em frente ao Palácio do Governo.

Convidamos à todes para se somar conosco nessa luta que não é individual e é de responsabilidade de todes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário