sexta-feira, 5 de novembro de 2021

Luciana Santos vistoria obras do Canal do Fragoso, em Olinda



A governadora em exercício Luciana Santos vistoriou, na manhã desta sexta-feira (05.11), as obras do Canal do Fragoso, em Olinda, onde está sendo implantada a Via Metropolitana Norte. A intervenção está dividida em três fases. Luciana visitou as duas primeiras, que contam, juntas, com um investimento de R$ 41,3 milhões. A primeira etapa corresponde à pavimentação de duas faixas de rolamento às margens do canal, em Jardim Fragoso. A segunda fase prevê a construção de duas alças de acesso da PE-15 até as marginais do canal.

“Essa, sem dúvida, é a maior obra da Região Metropolitana do Recife, porque é uma via que vai ligar a Ponte do Janga à PE-15. Também possibilitará a ciclovia, ciclofaixa e uma intervenção de macrodrenagem muito importante para a cidade”, enfatizou Luciana Santos. A terceira fase da Via Metropolitana Norte terá licitação aberta para as obras neste mês de novembro, e prevê a pavimentação de mais duas importantes vias marginais do Canal do Fragoso.

“Há mais ou menos dez meses estamos aguardando a liberação do Ministério do Desenvolvimento Regional para que possamos publicar o edital e dar andamento ao restante da obra. Estamos nesse processo, mas não significa que a obra está parada”, explicou o presidente da Companhia Estadual de Habitação e Obras, Bruno Lisboa. A última fase da via, que prevê o revestimento do restante do canal (2,1 km) e a pavimentação até a Ponte do Janga, ainda aguarda a aprovação do projeto pelo Ministério do Desenvolvimento Regional e pela Caixa Econômica.

FASE CONCLUÍDA – Em março do ano passado foi concluída a primeira fase do Canal do Fragoso. A etapa, iniciada em 2013, resultou na construção de oito pontes e no revestimento de 2,3 quilômetros do canal. Mais de mil metros de canal foram construídos e alguns trechos saíram de dois metros de largura para 45 metros, além do aumento da profundidade de um metro para 4,5 metros. Nessa primeira etapa foram investidos cerca de R$ 165 milhões.

Também acompanharam a vistoria das obras do Canal do Fragoso o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Tomé Franca, o deputado federal Renildo Calheiros e o vice-prefeito de Olinda, Márcio Botelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário