quinta-feira, 11 de novembro de 2021

Bolsonaro assina filiação ao PL no dia 22



O Partido Liberal (PL) anunciou, hoje, a filiação do presidente Jair Bolsonaro à legenda. Segundo a sigla, a adesão será oficializada no próximo dia 22, em cerimônia em Brasília.

Eleito presidente pelo PSL em 2018, Bolsonaro deixou o partido em 2019 em meio a divergências com a cúpula da legenda. Na ocasião, chegou a articular a criação de uma nova sigla, a Aliança Pelo Brasil, que não passou da fase de coleta de assinaturas.

Ao longo de três décadas de carreira política, Bolsonaro tem histórico de diversas trocas de partidos. O PL é o nono partido do presidente. Antes, teve passagens por: PDC, PPR, PPB, PTB, PFL, PP, PSC e PSL.

O presidente do PL é Valdemar Costa Neto. Em 2012, Valdemar foi condenado no julgamento do mensalão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 7 anos e 10 meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Valdemar foi preso em 2013 e em 2014 passou a cumprir prisão domiciliar. Dois anos depois, em 2016, o ministro do STF Luís Roberto Barroso concedeu perdão da pena e determinou a soltura do ex-deputado. Na ocasião, a decisão seguiu parecer da Procuradoria Geral da República (PGR).

Nenhum comentário:

Postar um comentário