terça-feira, 19 de outubro de 2021

Paulo Câmara inaugura uma nova agenda para a saúde de Pernambuco



 Paulo Câmara abre a semana com notícias positivas, anuncia programa Opera Mais e reformulação do projeto Pernambuco Conduz

Com investimento na casa dos R$ 81,5 milhões, o governador Paulo Câmara lançou nessa segunda-feira o programa Opera Mais. Essa ação pretende ampliar a realização de cirurgias eletivas em todo Pernambuco. A outra novidade na área de saúde foi a reformulação do projeto Pernambuco Conduz. Essa iniciativa direciona esforços do governo do Estado no transporte de pessoas com deficiência motora para atendimentos médicos e de lazer em vans adaptadas. 

O intuito do projeto Opera Mais é resgatar até dezembro de 2022 procedimentos adiados ou atrasados por conta da pandemia do Novo Caronavírus. A expectativa de Paulo  Câmara é ampliar os procedimentos na rede estadual, garantindo a realização de aproximadamente 50 mil cirurgias eletivas. 

O programa tem como Foco diminuir o tempo de espera e evitar complicações secundárias de doenças. No primeiro ensejo, serão realizadas as intervenções que foram adiadas durante da Covid-19, seguindo com os pacientes que estão aguardando por cirurgia eletiva. Cada unidade vai operar de acordo com seu perfil e grau de complexidade cirúrgica.

Paulo Câmara falou do objetivo desse programa. “Na pandemia a prioridade era salvar vidas de quem estava com a Covid-19. Mas agora vamos tirar o atraso dessas cirurgias que precisam ser feitas. Além disso, vamos fazer convênios para ter condições de realmente dar celeridade nessa questão”, ratificou o governador ao Blog do Alberes Xavier.

Pernambuco Conduz - O serviço retoma suas atividades em novo formato com 35 veículos adaptados, garantindo espaço para quatro usuários de cadeira de rodas e seus acompanhantes em cada van. O programa foi lançado em 2011, pelo ex-governador Eduardo Campos, funciona gratuitamente no Recife, Agreste Central, Zonas da Mata Norte e Sul e no Sertão do São Francisco. 

Nos fins de semana, são promovidas rotas de lazer para pontos turísticos e de entretenimento do Estado, além do transporte para eventos fixos do calendário estadual, como é o caso da Fenearte e projetos de inclusão; Praia sem Barreiras, Camarote da Acessibilidade e Bike sem Barreiras.

Nessa nova versão, a rota de lazer será aberta também ao público que não é usuário cadastrado do programa. O atual PE Conduz foi pensado para facilitar a locomoção dos usuários e assegurar aos deficientes a possibilidade de acesso a todos os espaços e serviços.

Paulo Câmara garantiu a continuidade e qualidade das iniciativas que beneficiam o povo. “Temos um olhar cada vez maior em torno do que deve ser feito pelas pessoas. Estamos fortalecendo e mantendo a qualidade dos serviços oferecidos à população pernambucana”, cravou o gestor a Rede  Pernambuco de Rádios. (Aluísio Moreira/SEI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário