terça-feira, 26 de outubro de 2021

Ministra Ana Arraes mostra a desenvoltura e competência da mulher pernambucana à frente do Tribunal de Contas da União



A ministra Ana Arraes, presidenta do Tribunal de Contas da União tem mostrado toda sua capacidade, desenvoltura e competência da mulher à frente do (TCU). O órgão público tem trabalhado com diálogo, um fiscal parceiro do Poder Público na execução orçamentária e financeira do país, como também, contribui com o aperfeiçoamento da Administração Pública em benefício da sociedade. 

O Tribunal é responsável pela fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial dos órgãos e entidades públicas do Brasil, quanto à legalidade, legitimidade e economicidade. A meta da presidenta Ana Arraes é o TCU ser referência na promoção de uma Administração Pública efetiva, ética, ágil e responsável.

Ana Arraes tem a política infiltrada nas suas veias, é filha do ex-governador Miguel Arraes de Alencar, mãe do economista Eduardo Campos, ex-governador de Pernambuco e do advogado, escritor, membro da Academia Pernambucana de Letras Antônio Campos, é avó do atual prefeito do Recife, João Campos e tia da deputada federal Marília Arraes.

Em 2006, Ana Arraes ingressou na política, conquistou seu primeiro cargo eletivo como deputada federal, disputando o cargo pelo PSB. Em 2010 renovou seu mandato, obtendo a maior votação do estado e a quinta maior do Brasil. Foi a segunda deputada federal eleita da história de Pernambuco.

Porém, antes de ingressar na política, Ana Arraes exerceu o cargo de assistente do Instituto de Documentação da Fundação Joaquim Nabuco, foi secretária de conselheiro do Tribunal de Constas do Estado de Pernambuco, técnica judiciária do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região e secretária parlamentar da Câmara dos Deputados. 

Em 2011, Ana Arraes teve o maior desafio da sua carreira pública, foi indicada pela Câmara dos Deputados para o cargo de ministra do Tribunal de Contas da União (TCU), se tornou a segunda mulher na história a ocupar esse cargo. Em dezembro de 2018 subiu mais um degrau de sua profissão, conseguiu ser eleita vice-presidente do TCU, tendo José Múcio como presidente, entretanto, após a aposentadoria de Múcio, Ana assumiu o comando e alcançou o posto mais alto da corte.

Ana Lúcia Arraes de Alencar é servidora pública, formada em direito pela Universidade Federal da Bahia, é jurista, mãe, avó e viúva. Carrega na sua alma o amor pelo seu estado natal, Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário