quinta-feira, 21 de outubro de 2021

Isabella de Roldão representa o Recife durante encontro no Ceará para intercâmbio de experiências entre cidades do Nordeste



Vice-prefeita apresentou ações exitosas da capital pernambucana nas áreas de educação, inclusão social e desenvolvimento sustentável

Com o objetivo de ampliar o intercâmbio e a integração com as cidades de Fortaleza, Sobral (CE) e Salvador, a vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão, representa o município em visita institucional ao Ceará, nesta semana. Em pauta, a discussão de políticas públicas ligadas à educação, saúde, assistência social, direitos humanos e relações internacionais. A comitiva do Recife também é integrada pela gerente de Primeira Infância, Luciana Lima. Já a capital baiana é representada pela vice-prefeita Ana Paula Matos.

“Muito importante vir ao Ceará para conhecer e compartilhar experiências exitosas das três maiores cidades do Nordeste. É uma agenda que foca principalmente o intercâmbio de ações e propostas. Apresentamos os nossos programas, a exemplo do EducaRecife, Primeiras Letras e Infância na Creche, e estamos aprendendo também com as iniciativas de Fortaleza, Sobral e Salvador. Essa criação de uma rede entre cidades é essencial para avançarmos ainda mais em políticas públicas que tragam benefícios para a população e desenvolvimento urbano sustentável para os respectivos municípios”, disse Isabella de Roldão.

A passagem pelo Ceará se iniciou na terça-feira (19), pela capital Fortaleza. De manhã, a comitiva recifense visitou uma unidade da Rede Cuca – Centros Urbanos de Cultura, Arte, Ciência e Esporte -, acompanhada do secretário de Juventude de Fortaleza, Davi Gomes, que apresentou o programa. A Rede Cuca é mantida pela Prefeitura de Fortaleza através da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude, e atende, prioritariamente, jovens de 15 a 29 anos, oferecendo cursos, práticas esportivas, difusão cultural, formações e produções na área de comunicação e atividades que fortalecem o protagonismo juvenil e realizam a promoção e garantia de direitos humanos. O trabalho visa promover a proteção social e espalhar oportunidades pelas diferentes regiões da cidade, com ênfase naquelas com maior vulnerabilidade social.

“Viemos aqui a Fortaleza para essa troca de extrema importância. Até porque temos muito em comum. Buscamos aqui discutir pautas ligadas à primeira infância e juventude, que são assuntos muito relevantes para as pessoas”, disse a vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos.

No período da tarde, Isabella, juntamente com a vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos, foi recebida pelo prefeito de Fortaleza, José Sarto Nogueira, o seu vice, Elcio Batista, e parte do secretariado da capital cearense. Na ocasião, o secretário de Desenvolvimento, Rodrigo Nogueira, ao lado da coordenadora executiva de assuntos institucionais, Joana Nogueira, apresentaram estratégias que estão sendo desenvolvidas em Fortaleza nas áreas de relações internacionais e sustentabilidade. “É sempre uma alegria partilhar experiências e confirmar que Fortaleza vem se tornando referência pelo trabalho de nossas equipes”, destacou Sarto.

Nesta quarta (20), o grupo de autoridades se dirigiu para o município de Sobral, no interior do Ceará. Lá, foi recebido pelo prefeito Ivo Gomes e pelo secretário de educação, Herbert Lima. Durante o encontro, a discussão de pautas e o compartilhamento de experiências na educação das cidades. Sobral é considerada referência nacional na área, com notas de excelência no Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Após a reunião, Isabella e a equipe da prefeitura ainda visitaram unidades de ensino da cidade.

“Estamos felizes e honrados com a presença das autoridades do Recife e de Salvador aqui em nossa cidade. Felicidade é muito grande por esse interesse em nossas experiências na educação”, disse o prefeito Ivo Gomes.

Nesta quinta-feira, Isabella de Roldão segue com agenda no Ceará. Já de volta à Fortaleza, terá encontro com a vice-governadora, Izolda Cela, e parte do secretariado do governo do Estado, no Palácio da Abolição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário